Home > Comunicação > Notícias > AMM apoia a divulgação da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) do IBGE

AMM apoia a divulgação da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) do IBGE

Os gestores devem responder a pesquisa, com orientação da agência do IBGE que atende o município, com o objetivo de criar uma base de dados institucionais sobre a administração pública local

No início do mês de outubro, começou a coleta da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tendo em vista a realidade atual da pandemia do coronavírus, colaboradores da Associação Mineira de Municípios (AMM) se reuniram remotamente com representantes da Unidade Estadual do IBGE em Minas Gerais para tratar da pesquisa.

A AMM apoia a divulgação da coleta da MUNIC, pesquisa que cria uma base de dados institucionais, fornecendo informações desagregadas, sobre a administração pública local com informações das áreas de recursos humanos, habitação, transporte, agropecuária, meio ambiente, gestão de riscos e de desastres. Devido ao momento atual de pandemia, foi necessária a implementação de novo formato de coleta das informações para a pesquisa, pelo Sistema Web, que permite a pesquisa pela internet. Os gestores devem se informar com a agência do IBGE local sobre o procedimento e o prazo para responderem a pesquisa.

O supervisor Estadual da Pesquisa, Leonardo Cabral, reforçou a importância da parceria com a AMM. “O apoio da AMM, instituição que agrega os gestores municipais mineiros, é imprescindível para o sucesso da MUNIC, principalmente, neste momento, que soma eleições municipais com pandemia e isolamento social, tornando o contato com os diversos setores das prefeituras mais desafiador.”

Estiveram presentes na reunião, a Chefe da UE/MG, Maria Antônia Esteves; o substituto da Chefia da UE/MG, Humberto Campos Moreira; o supervisor Estadual da MUNIC, Leonardo Cabral; a Gerente de Estudos e Pesquisas Sociais, Vânia Maria Pacheco; e a coordenadora de Divulgação do Censo em Minas Gerais, Luciene Longo; o coordenador geral de Comunicação da AMM, Lu Pereira; e o controlador interno da Associação, Rodrigo Lázaro.

Mais informações pelo número 0800 721 8181.