Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > AMM apoia a campanha setembro dourado de conscientização sobre os perigos do câncer infantil

AMM apoia a campanha setembro dourado de conscientização sobre os perigos do câncer infantil

Conscientizar os profissionais da saúde, pais e a sociedade civil sobre o câncer infanto-juvenil, que atinge crianças e adolescentes até os 19 anos. Essa é a missão da campanha “Setembro dourado”. A Associação Mineira de Municípios (AMM) apoia a iniciativa e convida os gestores da área da saúde para se envolverem na campanha e mobilizar a população para a necessidade de observar os sinais para garantir o diagnóstico precoce.  

Dados do Governo Federal apontam que o câncer infantil figura como a primeira causa de morte na faixa etária entre 1 e 19 anos (8% do total de óbitos), perdendo apenas para causas externas, como acidentes e violência.  

Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos por câncer podem ser curados se forem diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria dessas crianças tem boa qualidade de vida após o tratamento adequado. 

Durante o mês de setembro acontecem em todo o país atividades, palestras e distribuição de materiais com informações sobre os sintomas da doença e a importância do tratamento precoce.  

Fonte: EBC/Agência Brasil/Agência Senado/Blog da Saúde.  

Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.