Home > Comunicação > Notícias > AMM apoia a campanha Junho Vermelho para incentivar a doação de sangue

AMM apoia a campanha Junho Vermelho para incentivar a doação de sangue

A campanha é importante para manter os estoques em níveis adequados para atender à demanda e, além disso, a cada doação de sangue, até quatro vidas podem ser salvas

O sexto mês do ano é marcado pela campanha “Junho Vermelho”. A AMM apoia esta causa e convida os gestores públicos a mobilizarem a população e aderirem à campanha de doação de sangue, uma ação que salva muitas vidas. Além disso, em 14 de junho, é lembrado o Dia Mundial do Doador de Sangue e a Fundação Hemominas conclama os doadores voluntários de sangue de todos os tipos sanguíneos, em especial os dos tipos O positivo, O negativo e A positivo a comparecerem em suas unidades para a doação e ajudar a reverter a situação de queda nos estoques de sangue.

Até o final de maio, os estoques de sangue estavam, em média, 48% abaixo do ideal, sendo que a queda dos tipos O negativo, O positivo e A positivo chegava a 60%.

Apesar da suspensão das cirurgias eletivas, a Fundação Hemominas lembra que, a todo instante, pessoas sofrem acidentes, necessitam de cirurgias de urgência, de transplantes. Além disso, alguns pacientes – como os portadores de anemias falciformes, hemofilia e outras doenças crônicas – precisam, constantemente, receber transfusão de sangue e hemocomponentes.

A Fundação Hemominas segue rigorosamente os procedimentos de prevenção para que os doadores se sintam seguros ao entrar na instituição e fazer a doação de sangue. Os profissionais das unidades são capacitados e seguem todas as normas de proteção, a fim de proporcionar segurança para quem doa e sangue de qualidade para o paciente.

Como fazer a doação 

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, bem descansado no momento da doação, alimentado, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelo Coronavírus, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação).

Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo Covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

Em virtude da pandemia do coronavírus, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo que leve, ou febre ou outros sintomas infecciosos, deverá aguardar 30 dias após recuperação para doar.

Conheça todas as condições e restrições para doação de sangue.

As doações devem ser agendadas online ou pelo MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

Consulte os endereços e horários de atendimento das unidades Hemominas em todo o Estado.

Coletas externas em junho:

Araguari

As coletas serão nos dias 10, 17 e 24/06 (quintas-feiras), das 7h30 às 11h30, no PACE – Rua José Carrijo, 205 – Centro. A previsão do Hemocentro Regional de Uberlândia, responsável pela ação, é atender 40 candidatos à doação de sangue – que devem agendar a doação pelo telefone (34) 3690-3174.

Barbacena

As coletas de sangue em Barbacena acontecem nos dias 7, 14, 21 e 28/06 (segundas-feiras), das 9h às 15h, no Posto Avançado de Coleta Externa, localizado na rua Padre Toledo, s/nº – anexo à Santa Casa – bairro São Sebastião. A previsão do Hemocentro Regional de Juiz de Fora, responsável pela ação, é atender 50 candidatos à doação por dia.

Bom Despacho

As coletas acontecem nos dias 8 e 22/06 (terças-feiras), das 8h às 13h, no PACE na Praça Olegário Maciel, nº 831 – Centro. A previsão do Hemonúcleo de Divinópolis, responsável pela ação, é atender 70 candidatos à doação por dia.

Lavras

Em Lavras, as coletas de sangue estão programadas para os dias 1º, 8, 10, 15, 17, 22, 24 e 29/06 (terças e quintas-feiras), das 7h30 às 11h30, no posto na Avenida Ernesto Matioli, 8851 – Santa Efigênia.

Leopoldina

As coletas de sangue em Leopoldina acontecem nos dias 10, 17 e 24/06 (quintas-feiras), das 8h às 16h, no Polo de Saúde de Leopoldina, na Rua Santa Filomena, 250, Centro. A previsão do Hemocentro Regional de Juiz de Fora, responsável pela ação, é atender 120 candidatos à doação por dia.

Muriaé

As coletas de sangue em Muriaé serão nos dias 2, 9, 16, 23 e 30/06 (quartas-feiras), das 7h30 às 15h, na rua Dr. Ivan A. Porcaro, s/n – Centro (antigo Centro Viva Vida, ao lado do Hospital São Paulo). A previsão do Hemocentro Regional de Juiz de Fora, responsável pela ação, é atender 120 candidatos à doação por dia.

Vacinas 

O prazo de inaptidão para doação após a vacina para Covid-19 depende da vacina recebida. Para as vacinas disponíveis em Minas Gerais até o momento, os prazos são:

  • Coronavac/Sinovac: 48 horas
  • Covishield/ Serum/ AstraZeneca/ Fiocruz: 7 dias
  • Pfizer/BioNTech: 7 dias

Mais informações no site: http://www.hemominas.mg.gov.br