Home > Comunicação > Notícias > AMM abre inscrições gratuitas para o 37º Congresso Mineiro de Municípios

AMM abre inscrições gratuitas para o 37º Congresso Mineiro de Municípios

Em parceria com o Sebrae,  evento será focado na governança e no desenvolvimento dos municípios mineiros

Já estão abertas as inscrições para o 37º Congresso Mineiro de Municípios, que acontecerá nos dias 1º e 2 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte, e gestores, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, agentes públicos, imprensa e público em geral já podem garantir sua participação gratuita no maior evento municipalista estadual do País. Neste ano, o evento promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) contará com a robusta parceria do Sebrae, dentro das ações do convênio Desenvolve Minas Gerais.

Clique aqui para acessar a programação.

O Congresso já tem a sua marca consagrada na agenda municipalista brasileira e chega à sua 37ª edição com o tema “Governança e desenvolvimento em foco nas gestões municipais”. Gerir a economia do município e os projetos voltados à sociedade, visando objetivos coletivos, é o principal pilar da governança, que promove o desenvolvimento das cidades e mais qualidade de vida para a população, e será intensamente debatido no Congresso.

Em 2022, um destaque da programação será o debate com os pré-candidatos ao governo de Minas Gerais, que acontecerá no segundo dia do evento. Os participantes também terão acesso a dez eventos, que acontecerão simultaneamente dentro da programação do Congresso, com um extenso conteúdo e pautas que englobam a gestão pública municipal. Com o apoio do Sebrae e de especialistas nos assuntos, salas técnicas, debates, fóruns, seminários, encontros e a grande Feira para o Desenvolvimento dos Municípios, já em sua 35ª versão, vão transformar o Expominas no maior movimento municipalista do Brasil.

  • 1º Encontro Estadual de Secretários Municipais de Fazenda e Desenvolvimento Econômico
  • 1º Fórum Mineiro de Cultura e Turismo
  • III Encontro Mineiro de Prefeitas, Vice-Prefeitas e Vereadoras
  • III Seminário de Procuradores, Controladores e Ouvidores Municipais
  • III Seminário de Cooperação Municipal no Território Regional de Saúde
  • V Seminário de Assistência Social
  • V Seminário de Governança Pública Municipal – Transformando sua Administração – edição Minas Gerais
  • VIII Fórum Mineiro de Educação
  • VIII Encontro Estadual de Secretários Municipais de Meio Ambiente, Obras, Pecuária e Agricultura
  • Fórum de Comunicação

Com a expectativa de público de mais de 10 mil pessoas, o Congresso é um momento não só de aprendizado, mas de troca de experiências e casos de sucesso. “E é isso que os gestores mais precisam: experiências para trazer resultados satisfatórios e positivos; e união para chegar lá”, destaca o presidente da AMM e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda.

Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal

Os participantes do 37º Congresso Mineiro de Municípios poderão conferir também a entrega do “X Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal”, durante o evento, no primeiro dia do Congresso às 18h, quando será informado os ganhadores do prêmio.

Em 2022, a 10ª edição do Prêmio contemplou iniciativas e projetos em nove eixos: Assistência Social, Cultura, Economia, Educação, Esporte, Governança, Meio Ambiente, Saúde e Turismo. Os 27 municípios selecionados deverão participar da cerimônia de premiação.

Medalha e comenda

Um dos momentos esperados do Congresso é a entrega das principais homenagens concedidas pela AMM às autoridades que se destacaram na defesa dos municípios de Minas Gerais, na abertura do evento, no dia 1º de junho. A Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo é reconhecida como a mais alta condecoração conferida pelos prefeitos mineiros às personalidades e entidades que contribuem com o seu trabalho em favor do municipalismo. E a Comenda Especial do Mérito Municipalista, que é concedida pela AMM a pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento dos municípios mineiros.

Eleições 2022

No dia 2, às 9h, terá um painel com pré-candidatos ao governo de Minas, que vão apresentar suas propostas de plano de governo para o desenvolvimento dos municípios mineiros. Todos os pré-candidatos foram convidados e os representantes das assessorias de campanha se reunirão com a equipe da AMM para definir as estratégias do painel.

Nova diretoria

Após cinco anos tendo o presidente Julvan Lacerda e sua diretoria à frente da AMM, a entidade contará com uma nova gestão, eleita para o período 2022-2025. Os integrantes desta nova diretoria, que será encabeçada pelo presidente eleito e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius Bizarro, e de seus 43 diretores, serão empossados no segundo dia do Congresso Mineiro de Municípios, também às 18h.

“Que a AMM possa dar sequência ao trabalho e que os gestores possam receber o fruto desse trabalho em cada administração municipal no nosso Estado. O objetivo da AMM é esse, fortalecer o municipalismo, dar condições para os gestores executarem o trabalho, corrigir as desigualdades, a concentração de recursos nos outros entes, em detrimento dos municípios, trabalhar institucionalmente para mudar a legislação”, reforça o atual presidente, Julvan Lacerda.

35ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios

Além de ser um valoroso espaço de conhecimento e troca de experiência, o Congresso da AMM reunirá também, na tradicional Feira para o Desenvolvimento dos Municípios, instituições, empresas e prestadores de serviços que acreditam no potencial dos municípios mineiros e na capacidade de obter melhores resultados das administrações. Um momento oportuno para intercâmbio de experiências e interação entre os participantes.

Conheça o hotsite do evento, saiba mais sobre a programação e inscreva-se. A programação está sujeita a mudanças.

Serviço: 37º Congresso Mineiro de Municípios

  • Data: dias 1º e 2 de junho de 2022.
  • Local: Expominas (Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte – MG)
  • Inscrições e programação, clique aqui. 
  • Para mais informações sobre como se inscrever no 37º Congresso Mineiro de Municípios, utilize o atendimento de Whatsapp da AMM, pelo número (31) 2125-2400.