Home > Destaques > AMM: 68 anos de muitas conquistas e realizações em prol do desenvolvimento dos municípios mineiros

AMM: 68 anos de muitas conquistas e realizações em prol do desenvolvimento dos municípios mineiros

Este ano está sendo de muitos desafios para os municípios de todo o País e é neste momento de adversidades que a Associação Mineira de Municípios (AMM) encontra fortes motivos para comemorar. Devido ao quadro triste com as chuvas de fevereiro, que afetaram cerca de 200 cidades, e a pandemia do coronavírus, a gestão da entidade concentrou todos os esforços em busca, sempre, da união dos prefeitos e conseguiu mostrar a força e a assertividade da maior entidade municipalista estadual do Brasil.

Neste sábado (17 de outubro), a AMM completa 68 anos em um momento em que a gestão da entidade comemora uma trajetória de lutas e importantes conquistas em prol do desenvolvimento dos municípios mineiros. Seja pela busca de recursos para os gestores conseguirem vencer neste ano de desafios, seja pela representatividade dos municípios na esfera estadual e na federal, a Associação mostra a importância da entidade no fortalecimento do municipalismo e, consequentemente, à melhoria da qualidade de vida da população mineira.

Em outubro deste ano, a AMM se apresenta como uma entidade forte e atuante em nível nacional. Pela força da diretoria, comandada pelo presidente Julvan Lacerda, a Associação tornou-se conhecida e reconhecida como uma das maiores forças municipalistas no País.

Neste aniversário, a diretoria e os colaboradores da AMM comemoram o número recorde de 740 afiliados e 353 adesões de municípios ao Diário Online. Além disso, por meio da Associação, milhares de pessoas se qualificam, virtualmente, nos cursos do CQGP, nas capacitações no interior do Estado, nos eventos do projeto “Diálogo com a AMM”, nas apresentações do ANTES DO VOTO, em parceria com o TRE-MG, no “AMM nos Municípios”, em parceria com o Sebrae.

Todo esse trabalho é desenvolvido por uma equipe especializada, que atende os gestores e servidores públicos nas diferentes áreas de atuação da administração pública – Jurídica, Contábil e Tributária, Econômica, Convênios, Captação de Recursos, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos, Esportes, Saúde, Meio Ambiente, Cultura e Turismo e Desenvolvimento Econômico – e disponibiliza conteúdos altamente relevantes ao dia a dia da gestão pública municipal, por meio dos canais de comunicação da AMM – Revista Notícias das Gerais, Jornal AMM Informa, Portal de notícias, AMMTV no Youtube, Facebook, Instagram e Twitter.

AMM

Fundada em 17 de outubro de 1952, com a filosofia e o propósito de reunir e representar os municípios de Minas, na esfera estadual e na federal, a AMM busca, por meio das potencialidades e individualidades, o fortalecimento de cada um dos entes mineiros e, consequentemente, o desenvolvimento do Estado.

A AMM é fruto da contribuição de grandes gestores que, juntos, criaram a maior associação municipalista estadual do Brasil. Desde seu início, no Edifício Codó, na Avenida Amazonas, até a sua sede própria, na Avenida Raja Gabaglia, são 68 anos de história, transformando e qualificando a gestão pública mineira. Além disso, a entidade conta com o Espaço AMM, na Cidade Administrativa, criado em 2012, com infraestrutura necessária para reuniões, despachos e encaminhamentos.

Presidente

O presidente da AMM, Julvan Rezende Araújo Lacerda, é Bacharel em Direito pela PUC-Minas, delegado de Polícia Civil licenciado, prefeito de Moema e, também, primeiro vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Na presidência da AMM, Julvan Lacerda se destacou como uma grande liderança em defesa do municipalismo, conduzindo um acordo com o Governo de Minas, com mediação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG); considerado o maior da história do judiciário mineiro, garantindo o pagamento de R$ 7,1 bilhões de dívidas do Estado com os municípios em ICMS, IPVA e Fundeb.

Em sua gestão, a AMM iniciou um movimento de interiorização e focou no tripé: economicidade, transparência e profissionalismo, tornando a entidade superavitária e com excelente saúde financeira.

Em reconhecimento ao seu trabalho, Julvan foi agraciado, em 2019, com as comendas Medalha da Inconfidência, Medalha do Dia de Minas e Medalha Juscelino Kubitschek, além de receber o título de cidadão honorário do município de Juiz de Fora. E, neste ano de 2020, tornou-se fonte oficial da imprensa mineira quando o assunto é a defesa dos municípios do Estado.

“São 68 anos de muito trabalho de representação dos municípios mineiros em todas as esferas e poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário, estadual e federal. Cada presidente, cada diretor que passou pela AMM, cumpriu um papel importante. A nossa gestão trabalhou com a união dos prefeitos, a transparência e a economicidade. Hoje, sinto-me feliz e realizado por saber que o trabalho está tendo resultado positivo, pois conseguimos fazer valer o slogan da AMM: Somos 853 municípios. Somos Minas Gerais. E, juntos, somos muito mais! Mas, meus amigos, ainda há muito trabalho a fazer. Vamos em frente!”, ressaltou o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda.