Presidente da AMM

Julvan Lacerda

Prefeito de Moema


JULVAN REZENDE ARAÚJO LACERDA nasceu em Lagoa da Prata em 23 de outubro de 1979. Filho de Júlio Anunciação Lacerda e Vânia Resende Araújo Lacerda, é casado com Sheila Franco Assunção Araújo Lacerda, com quem tem quatro filhos: Moema, Miguel, Gabriel e Maria.
Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), é delegado de Polícia Civil licenciado.

Foi eleito prefeito de Moema, na região Centro-oeste de Minas Gerais, em 2012, sendo reeleito em 2016, com a maior votação da história do município. Em 2015, entrou para a diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), quando presidiu o Conselho Fiscal da entidade até maio de 2016. Já em 2017, foi eleito presidente da Associação e reeleito em 2019, em chapa única, por unanimidade dos votos. Por sua trajetória como gestor municipalista, em 2018, Julvan foi eleito 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), tornando-se o primeiro mineiro a ocupar o relevante cargo na entidade nacional.

Na presidência da AMM, Julvan Lacerda de destacou como uma grande liderança em defesa do municipalismo, conduzindo um acordo com o Governo de Minas, com mediação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG); considerado o maior da história do judiciário mineiro, garantindo o pagamento de R$ 7,1 bilhões de dívidas do Estado com os municípios em ICMS, IPVA e FUNDEB.

Em sua gestão, a AMM iniciou um movimento de interiorização e focou no tripé: economicidade, transferência e profissionalismo, tornando a entidade superavitária em excelente saúde financeira.
Como reflexo disso, o número de afiliados da AMM chegou ao recorde de 722 municípios, fortalecendo ainda mais o movimento municipalista mineiro.

Na vice-presidência da CNM, Julvan lidera os prefeitos mineiros na defesa da pauta municipalista a nível nacional.

Em reconhecimento ao seu trabalho, Julvan foi agraciado, em 2019, com as comendas Medalha da Inconfidência, Medalha do Dia de Minas e Medalha Juscelino Kubitschek, além de receber o título de cidadão honorário do município de Juiz de Fora.