Presidente da AMM

Marcos Vinicius da Silva Bizarro

  • Prefeito de Coronel Fabriciano (MG)
  • Presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM)
  • Presidente do Consurge (Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde e Emergência do Leste de Minas)
  • Vice-presidente de Tecnologias de Saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP)

Marcos Vinicius da Silva Bizarro (PSDB), presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), é médico, com especialização em geriatria. Antes de se eleger prefeito, atou durante oito anos no então Hospital Siderúrgica, atual Hospital Doutor José Maria Morais, do qual foi diretor clínico. E trabalhou também em algumas unidades de saúde nos bairros da cidade e no município de Timóteo.

Entrou para a política para defender uma causa: lutar pelo Hospital Siderúrgica que encerrou suas atividades por falta de apoio da gestão pública municipal. Em 2016, se candidatou ao cargo de prefeito de Coronel Fabriciano, com apenas 3% das intenções de voto e foi eleito com 47% dos votos válidos. Desde que assumiu o executivo fabrianense, se destacou com uma gestão moderna e corajosa.

Um dos desafios foi incentivar o empoderamento do cidadão, de maneira que consiga recuperar sua autoconfiança e que, dessa forma, a cidade passe a ser reconhecida no cenário estadual e nacional com o município em posição de destaque, pelos seus 110 mil habitantes e pelos projetos desenvolvidos e em ampliação. Em 2020, foi reeleito prefeito de Coronel Fabriciano com 83,75% dos votos válidos.

Dr. Marcos Vinicius é vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) desde 2017, e assumiu este desafio com a meta de resgatar, em todos os cenários, a posição de destaque da cidade de Coronel Fabriciano, a “terra mãe” do Vale do Aço, e lutar na defesa da pauta municipalista. É também presidente do Consurge (Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde e Emergência do Leste de Minas).

Atua ainda como vice-presidente de Tecnologias de Saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e integra a Comissão de Saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Eleição e Posse

Dr. Marcos Vinicius foi eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), em chapa única, na eleição ocorrida no dia 1º de abril de 2022. Sua diretoria é composta por mais 44 prefeitos, representando todas as regiões do Estado. A posse da nova diretoria aconteceu no dia 2 de junho de 2022, durante o 37º Congresso Mineiro de Municípios.