Home > Comunicação > Notícias > Agenda de liberdade econômica com municípios articula parcerias para dinamizar ambientes de negócios no Estado

Agenda de liberdade econômica com municípios articula parcerias para dinamizar ambientes de negócios no Estado

Com objetivo de reequilibrar as atividades econômicas do Estado, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), se reúne periodicamente com representantes dos municípios mineiros para implementar uma agenda de liberdade econômica e dinamizar ambientes de negócios.

Por meio do programa de desburocratização Minas Livre Para Crescer, a medida objetiva incentivar o empreendedorismo mineiro, criando mais competitividade e atrativos para se investir e gerar emprego.

Parcerias 

A Sede tem se reunido com prefeitos e secretários municipais para apresentar o Programa Minas Livre para Crescer e estimular a publicação de decretos municipais de liberdade econômica. A ação possibilita tornar o ambiente de negócios mineiro mais simplificado e atrativo para empreendedores de todos os portes e aumenta, assim, a segurança jurídica.

Até o momento, 70 municípios foram contatados e familiarizados com o programa, dos quais 19 já estão com os textos dos decretos municipais avançados ou prontos para publicação. Bom Despacho, Poços de Caldas e Varginha já assinaram o Decreto de Liberdade Econômica, enquanto Itajubá implementou lei municipal, via Câmara de Vereadores.

Capacitação 

Para além do programa, na linha de incentivo aos municípios, a Fundação João Pinheiro (FJP), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), a Agência de Investimento e Comércio Exterior (Indi), a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e a Associação Mineira de Municípios (AMM), promove um curso de capacitação para prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de desenvolvimento econômico. No dia 6 de março, aconteceu a aula inaugural da primeira turma do Programa de Liderança para a Retomada Econômica (LRE).

Mais informações com o assessor do departamento de Desenvolvimento Econômico da AMM, Ramon Diniz, pelo telefone (31) 2125-2400. Foto: Pixabay