Home > Comunicação > Notícias > Ação Municipalista debate pauta prioritária em Governador Valadares

Ação Municipalista debate pauta prioritária em Governador Valadares

A ação de interiorização “Ação Municipalista”, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM), esteve nesta última quinta-feira, 1º de março, em Governador Valadares. Na ocasião, os gestores municipais da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce) foram informados sobre a pauta prioritária municipalista e as principais conquistas do movimento. Além disso, os prefeitos também receberam esclarecimentos sobre as expectativas de receita para este ano.

O controlador interno da AMM, Rodrigo Lázaro, também um dos responsáveis pelo processo de afiliação e do Diário On-line da Associação, representou a entidade no evento, levando a mensagem do presidente Julvan Lacerda, prefeito de Moema. O colaborador enfatizou a importância dos municípios serem afiliados à associação, podendo, também, ter como ferramenta de gestão o diário oficial dos municípios. Lázaro também destacou a importância de estarem presentes no 35º Congresso Mineiro de Municípios, que será promovido em Belo Horizonte.

O consultor da CNM, Ângelo Roncalli, conduziu as falas e detalhou aos participantes os itens mais urgentes aos municípios. Segundo ele, graças à corrente municipalista que vem sendo fortalecida por meio de parcerias como a da CNM e AMM, foi possível algumas conquistas, mas que é necessário aproveitar o momento político para cobrar compromisso dos parlamentares com as pautas municipalistas. “A ideia do presidente Paulo Zilkosvik é fazermos vários documentos com vários projetos de leis, e cada prefeito, toda vez que chegar um candidato a deputado, que peça que ele assine o compromisso de, quando eleito, votar pautas de interesse da municipalidade, para fazer efetivamente que a reforma do pacto federativo saia do papel”, destacou.

O prefeito de Governador Valadares e presidente da microrregional ARDOCE (local da reunião), André Merlo, concorda que é um momento de mudança, mas ressaltou que a luta dos pleitos depende muito da política e que espera que ela se encaminhe no sentido de atender onde estão mesmo as demandas, que é nos municípios. “Principalmente na questão do pacto federativo, com as associações fortes, pressionando os candidatos, no bom sentido, fazendo com que eles assumam compromissos com a causa, acho que vamos ter mudança sim. A função das associações, como a ARDOCE, a AMM e a CNM, é essa, de estar lutando por pleitos que são históricos, unindo os prefeitos para alcançarmos os nossos objetivos”, finalizou.

“Pra nós prefeitos, que estamos bem longe de Brasília e que não ficamos sabendo de tudo o que acontece no Congresso, no cenário federal e estadual, esses eventos são importantíssimos”, destacou o prefeito de Mathias Lobato, Valdir Batista Gonçalves. Ele explicou que estar associado e participar desses eventos traz esclarecimentos de interesse dos prefeitos. “Hoje, a gente busca muito esse socorro através das associações, que hoje são fundamentais para a nossa governabilidade”.

Para acessar as fotos dos eventos, acesse o Flickr da AMM clicando aqui.