Home > Destaques > Abertura do AMM nos Municípios em Boa Esperança destaca união da gestão pública e a iniciativa privada para a retomada econômica

Abertura do AMM nos Municípios em Boa Esperança destaca união da gestão pública e a iniciativa privada para a retomada econômica

Na manhã desta sexta (20), de frente para o lago de Furnas, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e servidores públicos da região sul do estado participaram da abertura da primeira edição do AMM nos Municípios – AMM e Sebrae juntos pelo desenvolvimento das cidades, em Boa Esperança, no sul de Minas Gerais. Mais de 100 municípios estavam representados na cerimônia, quando a sede da AMM foi transferida, simbolicamente, para o município anfitrião. O tema central do encontro foi a retomada econômica por meio do fortalecimento do turismo local dos municípios.  Esta é a primeira das dez macrorregiões de Minas que receberão o evento.

“Para mim, é uma honra enorme receber este grande número de prefeitos, prefeitas, vereadores e agentes políticos em Boa Esperança para o primeiro dessa série de grandes eventos que a AMM e o Sebrae vão promover. Isso nos engrandece e engrandece a nossa cidade. Precisamos interagir, trocar experiências e nos juntarmos em prol da causa municipalista”, destacou o prefeito anfitrião e 2ª tesoureiro da AMM, Hideraldo Henrique Silva.

O presidente da AMM e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, ressaltou que o momento pede a união dos prefeitos para a retomada econômica pós-pandemia, e a parceria da AMM com o Sebrae vem para auxiliar os gestores nessa empreitada. “Usem a AMM, usem o Sebrae, para que a gente possa corresponder ao voto de confiança que a população nos deu e trabalhar para melhorar a gestão pública em prol dos cidadãos”.

Julvan destacou ainda a atuação do movimento municipalista nacional, encabeçado pela CNM, é importante para que os municípios consigam mais recursos e, a partir da luta municipalista, seja corrigida essa distorção do pacto federativo, que favorece a União e os estados em detrimento dos municípios.

Em sua fala, o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz, ressaltou que o reconhecimento e importância da parceria com a Associação Mineira de Municípios é porque são os prefeitos e prefeitas que têm a condição de facilitar a vida do pequeno negocio. “Este programa Desenvolve Minas Gerais foi concebido antes mesmo da pandemia, mas ele está atual. Cabe a vocês serem indutores do desenvolvimento das empresas, para que elas possam abrigar as pessoas querendo trabalhar. E, para isso, temos que desenvolver a governança do território. O momento agora, com a vacinação avançando, é o momento da retomada do desenvolvimento econômico. E nossa parceria vem ao encontro disso”, disse Cruz.

Participaram da mesa de abertura: o prefeito municipal de Boa Esperança e 2º tesoureiro da AMM, Hideraldo Henrique Silva, o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho, o vice-presidente da ALMG, Antônio Carlos Arantes, o desembargador Amauri Pinto Ferreira, o deputado federal, Diego Andrade,a deputada federal Greyce Elias, o deputado estadual Dalmo Ribeiro a vice-prefeita de Boa Esperança,  Silvana de Fátima Oliveira Rodrigues, além dos presidentes das microrregionais da microrregião Sul.  O diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, ficou impossibilitado de comparecer à reunião por motivos inesperados

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Boa Esperança, vereador  Divino José Costa, a mesa diretora da Câmara, e o prefeito anifitrião prestaram uma homenagem ao presidente Julvan Lacerda, com a entrega do título de cidadão honorário de Boa Esperança, aprovado por meio do decreto legislativo nº 03/2021 de nove de agosto de 2021.

Ainda na primeira parte do evento, os participantes assistiram à palestra magna sobre turismo com Ângelo Sanches, presidente da ANSEDITUR.

O AMM nos Municípios – AMM e Sebrae juntos pelo desenvolvimento das cidades, segue durante toda a tarde com a parte técnica, um momento de intensa aprendizagem, com palestras ministradas por autoridades especializadas e parceiras da AMM, além de cases de sucesso, além da troca de experiência entre os gestores presentes.

Projeto Desenvolve Minas Gerais

O projeto faz parte do convênio celebrado em 2019 entre a AMMe o Sebrae, durante o Delta Fórum – encontro de desenvolvimento econômico para lideranças e territórios. O principal objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do estado.

O projeto já realizou dezessete edições virtuais do “AMM nos municípios – encontro online nas microrregionais”, bem como, nove “AMM e Sebrae para prefeitos empreendedores”, com 26 (vinte e seis) webinários  com um total  de 17.076 visualizações, nos quais debateram o empreendedorismo nos municípios nas regiões do Sebrae em Minas Gerais.

Vários cursos e mentorias de qualificação estão sendo realizados desde 2020, capacitando milhares de servidores públicos em todo o estado, com temas relevantes para as gestões das prefeituras e o desenvolvimento local, sendo: 14 cursos de compras públicas, 10 cursos de encerramento de mandato, 10 cursos dos 100 primeiros dias de governo, 08 cursos de licitações, 10 cursos de elaboração do plano plurianual (ppa), 82 horas de mentoria em compras públicas e 06 horas de mentoria em elaboração do plano plurianual (ppa), entre outros, com um total de mais de 1900 servidores certificados, entre eles mais de 300 gestores, sendo prefeitos, vice-prefeitos, secretários e vereadores. Foram 517 municípios abrangidos correspondendo a 60% do total de municípios do estado.

Em breve, a cobertura fotográfica do evento estará disponível no Flickr da AMM.