Home > Comunicação > Notícias > Abertas inscrições para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Abertas inscrições para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Instituições e escolas podem inscrever seus eventos/atividades no portal do MCTIC para incluir seu município na programação oficial do evento 

As escolas e instituições de ensino e pesquisa de Minas têm até o dia 22 de agosto para se inscreverem no edital da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 (SNCT), que acontecerá entre os dias 21 e 27 de outubro deste ano, em todo o Brasil. Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) busca apoiar, com este edital, projetos que estimulem a importância da ciência e da tecnologia na vida do cidadão.

Em Minas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) é responsável por coordenar as ações da semana, que acontecem simultaneamente nos diversos municípios. Minas Gerais é tido como um estado referência na realização dessas atividades, liderando o número de iniciativas cadastradas na SNCT. De acordo com o MCTIC, em 2018, foram apoiados 198 projetos em todo o País. O principal resultado da Chamada foi o alcance de 1.506 municípios brasileiros, em que 1.594 instituições desenvolveram mais de 94 mil atividades.

Independentemente do edital, instituições e escolas devem desenvolver atividades no contexto da SNCT, podendo inscrever seus eventos/atividades no portal do MCTIC para incluir seu município na programação oficial do evento. A ideia é estimular atividades de divulgação, difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos, por meio de feiras de ciências, palestras de pesquisadores e professores, exposições, visitas técnicas dos alunos a museus, laboratórios ou empresas. O objetivo é promover o diálogo com o universo da ciência, tecnologia e inovação, garantindo o desenvolvimento social.

Os projetos deverão ser elaborados em uma das duas linhas: Linha A – Projetos de Abrangência Estadual ou Distrital, que podem ser contemplados com valores de até R$ 100 mil, e, Linha B – Projetos de Abrangência Intermunicipal, em até R$ 20 mil.

As inscrições e as regras estão disponíveis no site do programa (http://snct.mctic.gov.br/portal).

Mais informações com o assessor do departamento de Desenvolvimento Econômico da AMM, Ramon Diniz, pelo telefone (31) 3916-9193.