Home > Comunicação > Notícias > Abertas inscrições para o 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos da ABES

Abertas inscrições para o 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos da ABES

Estão abertas as inscrições para o 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), promovido pela Câmara Temática de Resíduos Sólidos. A 14ª edição, inicialmente prevista para julho do ano passado, em Belo Horizonte, foi transferida para o período de 16 a 18 de março de 2021, na modalidade on-line, em função das medidas protetivas da pandemia da Covid-19, com algumas inovações.

Uma das novidades é a inclusão do I Painel Internacional de Resíduos Sólidos, buscando conhecer e avaliar as experiências no Brasil e em outros países da América Latina e do Caribe, quanto ao enfrentamento do impacto da Covid-19, sobre os serviços de coleta e tratamento de resíduos sólidos urbanos.

Além disso, o evento tem por objetivo avaliar o cenário recente dos resíduos sólidos no Brasil, considerando a política nacional, as alterações do marco legal do saneamento, e as diretrizes internacionais para atingimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Como também, compartilhar experiências exitosas, novas tecnologias e procedimentos, de modo a aperfeiçoar os serviços relacionados ao manejo dos resíduos sólidos.

Serão abordados temas como gestão e gerenciamento de resíduos sólidos; tecnologias e rotas de tratamento; implantação de aterros sanitários e encerramento de lixões; regulação e financiamento em sistemas de resíduos sólidos; logística reversa; coleta seletiva e participação das associações e cooperativas de catadores.

O Seminário reunirá profissionais e especialistas de todo o Brasil, que buscam a integração de conhecimentos e intercâmbio de experiências sobre os temas. Além de palestras e painéis haverá apresentação de trabalhos técnicos, espaço para divulgação comercial e visitas técnicas, sempre utilizando tecnologias virtuais de interação e participação.

O evento contemplará o painel gratuito “Experiências Municipais em Cobrança pelos Serviços de Coleta e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos”. Fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o painel visa debater as práticas de cobrança adotadas no País, de modo a aperfeiçoar os mecanismos para sua efetivação nos municípios, no dia 19 de março de 2021, das 10h às 13h, no Canal da ABES no YouTube.

Confira a programação do 14° Seminário Nacional de Resíduos Sólidos aqui e faça a sua inscrição aqui.

Mais informações com o assessor do departamento de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier, pelo telefone (31) 2125-2418.