Home > ÁREAS TÉCNICAS > Cultura e Turismo > Abertas inscrições para a 7ª edição do Fórum de Sustentabilidade das Cidades Históricas MG; evento acontece nos dias 25 a 29

Abertas inscrições para a 7ª edição do Fórum de Sustentabilidade das Cidades Históricas MG; evento acontece nos dias 25 a 29

Ainda estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Fórum de Sustentabilidade das Cidades Históricas MG, que acontecerá em formato virtual na próxima semana,  nos dias 25 a 29 de outubro de 2021. O Fórum é realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (PROEX e DEURB) e Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG), em parceria com diversas instituições, com o propósito em contribuir com a formulação e o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e a resiliência das Cidades Históricas de Minas Gerais. A Associação Mineira de Municípios (AMM) é uma das apoiadoras do evento.

Esta edição terá como tema central “Planos municipais para o enfrentamento das mudanças climáticas e a resiliência das cidades históricas de Minas Gerais”. Os assuntos  a serem apresentados durante o Fórum estão em consonância com a temática “Cidades na Linha de Frente da Ação Climática”, do “Circuito Urbano 2021”, e do “Outubro Urbano” da ONU-Habitat, o qual o Fórum fará parte novamente neste ano.

Inscrição e informações: https://www.even3.com.br/7edforum/

O Fórum busca cooperar para a troca de conhecimentos a respeito do papel estratégico dos planos municipais setoriais para o enfrentamento das mudanças climáticas nas cidades históricas mineiras. Para isso, serão promovidos painéis de debates e minicursos sobre os planos setoriais municipais, visando planejamento municipal integrado. Com o objetivo de minimizar os impactos e preparar as cidades para as mudanças climáticas, observando as orientações das agendas internacionais, como a Agenda 2030, e as complementares do clima e urbana, assim como as diretrizes nacionais para a sustentabilidade das pautadas em debate.

Essas atividades serão realizadas de forma voluntária e participativa, com representantes de órgãos públicos (municipais, estaduais e federais), instituições de ensino, setores da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, contando com a participação pública, o que torna o Fórum um ambiente pluralista por conta da diversidade de saberes, pensamentos e posições.

Em cada edição são abordados temas condizentes com as demandas contemporâneas e comuns a todas cidades históricas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, em meio ao patrimônio cultural, bem como as demandas específicas das cidades que recebem a realização do Fórum. Destaca-se que a realização do Fórum nas demais cidades históricas além de Ouro Preto, considerada sede do Fórum, ocorre uma vez por ano, a partir de propostas apresentadas pelas próprias cidades.

  • Atividades: Painéis de debates, Carta Manifesto e Minicursos.
  • Meio de realização: Transmissão ao vivo dos painéis de debates pelo canal do Circuito Urbano (ao vivo) e do Fórum (gravação) no YouTube, em formato de webinars.
  • Inscrições: As inscrições serão realizadas pelo Even3, e será necessário fazer a inscrição para o evento, e depois a inscrição em cada atividade em que o participante desejar participar.

Para saber mais sobre o Fórum e fazer sua inscrição, acesse o site oficial do evento: https://www.even3.com.br/7edforum/

Canais de comunicação:

Biblioteca das edições: https://forumsustentabilid.wixsite.com/inicio

Instagram: @forumsustentabilidade

Facebook: http://fb.com/FSCHMG

E-mail: forumsustentabilidade@ufop.edu.br

Mais informações com a assessora do departamento de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso, pelo telefone (31) 2125-2437.