Home > ÁREAS TÉCNICAS > Cultura e Turismo > Abertas as inscrições para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Abertas as inscrições para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Ao todo, o prêmio selecionará doze iniciativas de excelência no campo do patrimônio cultural

Com o objetivo de reconhecer, em âmbito nacional, ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro, estão abertas as inscrições para a 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. A premiação, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), busca reconhecer e divulgar iniciativas pela originalidade, criatividade e relevância no cenário cultural.

Ao todo, o prêmio selecionará doze iniciativas de excelência no campo do patrimônio cultural, sendo uma de cada segmento, por categoria.

  • categoria I: iniciativas de integração entre as dimensões material e imaterial do patrimônio cultural, cujos resultados possam ser analisados relativamente ao ano de 2019 e 2020;
  • categoria II: iniciativas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural adaptadas ao contexto da pandemia, por meio de recursos tecnológicos de comunicação e difusão da informação, cujos resultados possam ser analisados relativamente ao ano de 2020.

Cada uma dessas categorias é composta por seis segmentos:

  • segmento I – poder público: administração pública direta e indireta municipal, estadual e federal;
  • segmento II – cooperativas e associações formalizadas;
  • segmento III – redes e coletivos não formalizados;
  • segmento IV – pessoas físicas;
  • segmento V – micro empreendedor individual (MEI) e microempresa (ME);
  • segmento VI – demais fundações ou empresas privadas, exceto micro empreendedor individual (MEI) e microempresa (ME).

O edital prevê ainda que as iniciativas selecionadas nos segmentos I a V, em cada categoria, sejam premiadas, cada uma, com R$ 20 mil. E as iniciativas relativas ao segmento VI, em cada categoria, serão reconhecidas por meio de atribuição de menção honrosa. A outorga de menção honrosa consiste na emissão de certificado que evidencia o valor e o mérito da iniciativa. Os proponentes das iniciativas vencedoras receberão o Selo do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade – 2021 e poderão utilizá-lo em peças promocionais de marketing e publicidade.

Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 15 de agosto por meio de plataforma eletrônica (clique aqui).

Saiba mais sobre as regras do prêmio AQUI.

Fonte: Agência CNM de Notícias, com informações do Ipham

Mais informações com a assessora do departamento de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso, pelo telefone (31) 2125-2437.