Home > Comunicação > Notícias > Abertas as inscrições para o Prêmio Boas Práticas em Políticas Familiares Municipais

Abertas as inscrições para o Prêmio Boas Práticas em Políticas Familiares Municipais

Municípios têm até 8 de agosto para se inscreverem no prêmio, que tem como objetivo incentivar a implementação de políticas públicas com foco na família

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por intermédio da Secretaria Nacional da Família, torna público, por meio de edital, o Prêmio Boas Práticas em Políticas Familiares Municipais, com o objetivo de premiar experiências exitosas na implementação de políticas familiares nos municípios.

Objetivos específicos

  • Incentivar a implementação de políticas públicas que tenham como foco a família, orientadas a sustentar as relações familiares, visando o fortalecimento de vínculos conjugais e intergeracionais, reconhecendo que os bens relacionais e o capital social familiar, gerados no interior das relações de plena reciprocidade entre os sexos e entre as gerações, merecem proteção, à medida que tornam os indivíduos pessoas humanas e sociais e, consequentemente, estão na origem de uma convivência social mais justa e solidária.
  • Impulsionar iniciativas que tenham impacto positivo e foco na família, oferecendo as bases para que a família possa se consolidar internamente, e visando o florescimento humano e o consequente desenvolvimento social e econômico integral das pessoas que fazem parte desses núcleos familiares.
  • Disseminar práticas que possibilitem sua replicação em outros municípios.
  • Promover visibilidade nacional e internacional às iniciativas praticadas pelos municípios brasileiros.

Acesse o edital aqui.

Linhas Temáticas

Ao efetuar a inscrição, o município deverá classificar sua iniciativa em uma das seguintes linhas temáticas:

I – políticas de proteção social destinadas a famílias vulneráveis no contexto da pandemia Covid-19.

II – políticas públicas relacionadas ao fortalecimento de vínculos conjugais:

  1. a) promoção da formação do casal, com ofertas de cursos voltados para a gestão do orçamento familiar, gestão do tempo e organização pessoal, afetividade e comunicação, conflito e resolução de problemas, entre outros.

III – políticas públicas relacionadas ao fortalecimento de vínculos familiares intergeracionais:

  1. a) promoção da convivência interfamiliar e intergeracional no âmbito das relações familiares; e
  1. b) apoio à formação parental nas diversas fases de desenvolvimento da família.

IV – políticas públicas de apoio a famílias numerosas (três ou mais filhos); e

V – políticas públicas de apoio a boas práticas de equilíbrio trabalho-família de órgãos da administração pública municipal direta ou indireta.

O que acontece se meu município for premiado?

O Prêmio de Boas Práticas será concedido aos municípios classificados em primeiro lugar para cada uma das linhas temáticas. As iniciativas classificadas em segundo e terceiro lugar em cada uma das linhas temáticas serão publicadas no Observatório Nacional da Família.

A lista com os três municípios mais bem pontuados em cada linha temática será publicada em portaria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e em seguida divulgada no sítio eletrônico do Observatório Nacional da Família (ONF).

O município que receber o Prêmio:

  • Terá seu nome divulgado na lista de municípios premiados, no sítio eletrônico do ONF e em outros meios ou ocasiões em que se dê publicidade à lista;
  • Utilizará a marca do Prêmio referente à edição em vigência;
  • Será consultado previamente sobre a divulgação de informações relacionadas às suas experiências exitosas na implementação de políticas familiares nos municípios;
  • Divulgará a marca do Prêmio em seus meios de comunicação.

Faça sua inscrição aqui.

Mais informações com a assessora do departamento de Assistência Social da AMM, Jéssica Araújo, pelo telefone (31) 2125-2404.

Fonte: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).