Home > Comunicação > Notícias > Abertas inscrições para o curso à distância sobre tratamento e valorização de resíduos

Abertas inscrições para o curso à distância sobre tratamento e valorização de resíduos

Repassar informações importantes, a gestores e gestoras municipais, sobre gerenciamento integrado de resíduos é o objetivo do curso EaD autoinstrucional “Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos”. A capacitação on-line, iniciativa fruto da parceria entre a Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) no âmbito do projeto de cooperação técnica ProteGEEr (saiba mais aqui), possui  formato flexível e autônomo que permite aos participantes definir de maneira independente seu cronograma de aulas e estudos, sem a necessidade de um orientador.

O conteúdo leva em consideração legislações vigentes, como o Marco Legal do Saneamento Básico e a Política Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos para abordar aspectos logísticos e tecnológicos considerados fundamentais para garantir a sustentabilidade de uma política pública voltada para a gestão integrada de RSU.

As aulas têm carga-horária total de 20 horas, divididas em cinco módulos que demonstram o impacto da gestão de resíduos sobre as mudanças climáticas, além da relação entre as emissões de GEE e as rotas tecnológicas traçadas. No final do processo, as lições permitirão que público-alvo seja capaz de estimar tanto o impacto climático quanto econômico-financeiro dessas tecnologias. Além desse panorama aprofundado do cenário, os materiais também detalham práticas de logística e valorização, como coleta seletiva, valorização de orgânicos e recuperação energética.

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional, Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e projeto cooperação ProteGEEr com a colaboração do projeto Andus.

O curso será no formato de autoinstrução e estará disponível na Plataforma de Educação a Distância do Portal Capacidades do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O certificado do curso é concedido para quem obtiver aproveitamento mínimo de 70% na média final das atividades propostas.

É preciso ser cadastrado no Portal Capacidades para fazer a inscrição (clique aqui).

Confira as datas:

  • Inscrições: 20/04/2021 a 01/05/2022
  • Confirmação: 02/05/2022
  • Curso: 03/05/2022 a 05/06/2022
  • Faça sua inscrição clicando aqui.

Mais informações com o assessor técnico de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier, pelo telefone (31) 2125-2418.

Foto: Ministério do Desenvolvimento Regional