Home > Comunicação > Notícias > 6 de outubro: AMM celebra Dia do Prefeito com pesquisas positivas sobre os gestores mineiros

6 de outubro: AMM celebra Dia do Prefeito com pesquisas positivas sobre os gestores mineiros

Os prefeitos e prefeitas são eleitos a cada quatro anos com a responsabilidade de comandar o Executivo municipal, gerir os municípios, zelando pela boa administração e qualidade de vida da população. Em reconhecimento à responsabilidade da tarefa, em 6 de outubro é celebrado o Dia do Prefeito.

A Associação Mineira de Municípios (AMM) parabeniza todos os gestores que cumprem essa importante missão. Especialmente neste ano, quando há dificuldades de recursos, somada à crise sanitária da pandemia da Covid-19, a entidade destaca a força do movimento municipalista e dos gestores que, diariamente, têm de tomar decisões visando à manutenção dos serviços públicos e à qualidade de vida de seus munícipes.

O presidente da AMM e vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, homenageia os gestores reforçando o resultado da pesquisa feita pelo Instituto OPUS, em que 75% dos entrevistados aprovam as gestões municipais. “Meu amigo, prefeito; minha amiga, prefeita, hoje, 6 de outubro, comemoramos o Dia do Prefeito, então, dirijo-me a vocês, bravos e bravas guerreiras, que se dedicam ao trabalho de cuidar da sua cidade; cuidar do seu município. É um cargo que exige muita dedicação. São muitos desafios.”

Julvan Lacerda ressaltou, ainda, os desafios enfrentados pelos gestores. “A gente sabe que ser prefeito não é fácil. A gente coloca nosso CPF à disposição do município para defender o interesse coletivo e ainda fica sujeito a responder por erros que nem cometemos. É uma doação; um cargo importante na organização da sociedade e estou aqui para parabenizar vocês por essa dedicação, vontade, coragem de ser o prefeito (a) da sua cidade e por doar o tempo de sua vida ao trabalho pelo amor ao próximo. Continuem firmes. Parabéns pelo Dia do(a) Prefeito(a)! E parabéns pela excelente avaliação dos prefeitos mineiros, conforme a pesquisa que saiu esta semana, mostrando que estão correspondendo à confiança e à esperança que o povo depositou em vocês. Felicidades para todos. Contem com a AMM, contem conosco nesta luta.”

Dupla comemoração

Além de 6 de outubro, o Dia do Prefeito também é comemorado em 11 de abril, quando foi criado o primeiro cargo de prefeito no Brasil, em 1985, por meio da Lei 18, da então Assembleia Provincial Paulista.

No Senado Federal, tramita o Projeto de Lei da Câmara 92/2017, aprovado pelos deputados federais, que define a comemoração anual do Dia do Prefeito em 11 de abril, para todo o País. A instituição da data comemorativa tem a proposta, entre outros objetivos, de criar “consciência em relação ao valor do município para a organização política, social e econômica da nação”.

Confira o projeto aqui.

Fonte e arte: Agência CNM de Notícias