Home > Comunicação > Notícias > 36º Congresso Mineiro de Municípios conta com palestras e grandes eventos na manhã do primeiro dia

36º Congresso Mineiro de Municípios conta com palestras e grandes eventos na manhã do primeiro dia

Diferentes formas de gestão de recursos, processos e pessoas estarão no centro dos debates da manhã do primeiro dia do 36º Congresso Mineiro de Municípios, em 14 de maio, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

A manhã da terça-feira contará, ainda, com o Painel de Turismo; o II Seminário de Cooperação Municipal no Território Regional de Saúde – AMM E COSEMS-MG; o IX Congresso Mineiro de Vereadores; a Reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM); II Seminário de Tecnologia e Inovação para a Gestão Pública Municipal; o IV Seminário de Assistência Social e o VII Encontro Estadual de Secretários Municipais de Meio Ambiente, Obras, Pecuária e Agricultura e o painel Os desafios do secretariado municipal na gestão pública.

Entre as palestras oferecidas, na Sala Tombense, das 9h às 10h, o público poderá conferir o tema “Gestão do gasto com pessoal nos municípios mineiros”, com Isabella Freire, Especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG) da Fundação João Pinheiro. Das 11h às 12h, com “Os impactos na receita da CFEM para os municípios mineradores, com Rosiane Seabra, Consultora Tributária Municipal.

Na Sala Guarani, das 9h às 10h, o tema “REURB e desenvolvimento econômico” será apresentado por José Celso Ribeiro Vilela de Oliveira, Diretor de Regularização Fundiária do CORI-MG. Já das 11h às 13h, o público poderá conferir o painel “Implementação do currículo de referência em regime de colaboração”, com Geniana Guimarães Faria, Técnica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), Maria Virgínia Morais Garcia, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Galdina de Souza Arrais, Coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Minas Gerais (UNCME) e Vice-Coordenadora da Região Sudeste, e Guilherme Lacerda, Secretário Executivo do Movimento Colabora Educação.

Na Sala Caldense, das 9h às 12h, o tema “Responsabilidade fiscal com a receita própria – controle interno e externo na arrecadação municipal” será proferido por Marcílio Melo, Consultor Municipal especialista em Receita Própria e Direito Público.

Na Sala Tupi, das 9h às 17h, gestores e técnicos da Confederação Nacional de Municípios apresentam o “CNM qualifica com o tema: saúde”.

E na sala Vila Nova, das 11h às 12h, terá a palestra “Sala mineira do empreendedor – como melhorar o ambiente de negócios em seu município”, com Alessandro Flávio Barbosa Chaves, Gerente do Sebrae Minas.

Congresso

O tema do Congresso neste ano será “Novos governos. Perspectivas, Desafios e Compromisso com os Municípios.” Em 2019, o Congresso marca um ano de muito trabalho e empenho da gestão da AMM para conquistar os direitos constitucionais dos municípios, após os inúmeros atrasos nos repasses de verba do Governo do Estado.

Os participantes podem conferir, além da entrega do “IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal”, palestras sobre temas do dia a dia da administração pública, fóruns, painéis, debates e eventos com discussões imprescindíveis ao dia a dia do municipalismo:

  • II Seminário de Procuradores, Controladores e Ouvidores Municipais.
  • II Espaço Cidade&Cultura&Gastronomia.
  • II Seminário de Cooperação Municipal no Território Regional de Saúde.
  • II Seminário de Tecnologia e Inovação para a Gestão Pública Municipal.
  • II Encontro Mineiro de Prefeitas, Vice-Prefeitas e Vereadoras.
  • IV Seminário de Assistência Social.
  • VII Fórum Mineiro de Educação.
  • VII Encontro Estadual de Secretários Municipais de Meio Ambiente, Obras, Pecuária e Agricultura.
  • IX Congresso Mineiro de Vereadores.
  • IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas da Gestão Municipal.
  • 1ª Reunião Itinerante do Conselho Político da CNM.
  • 34ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios.

Serviço:

  • Data: dias 14 e 15 de maio de 2019.
  • Local: Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1.001, Bairro São José, Belo Horizonte, MG).
  • Inscrições e informações: hotsite do evento: http://congresso.amm-mg.org.br/36/. Saiba mais sobre a programação completa do evento (aqui).

Foto: arquivo da AMM/35º Congresso Mineiro de Municípios em 2018.