Home > Comunicação > Notícias > Mais de duas mil escolas ainda não enviaram informe de rendimento da 2ª Coleta do Censo Escolar 2017

Mais de duas mil escolas ainda não enviaram informe de rendimento da 2ª Coleta do Censo Escolar 2017

Após 28 dias do início da 2ª Coleta do Censo Escolar 2017 foi detectado que 2.439 escolas municipais ainda não enviaram as informações de rendimento e movimento dos alunos ao Educacenso. O prazo se encerra no dia 16 de março.

A segunda etapa do Censo Escolar 2017, o módulo “Situação do Aluno”, foi iniciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  Essa etapa coleta informações sobre rendimento e movimento escolar dos alunos ao final do ano letivo de 2017.

Todas as escolas públicas e privadas que informaram matrículas de escolarização e concluíram a declaração da primeira etapa do Censo Escolar 2017, o módulo “Matrícula Inicial”, devem declarar os dados da Situação do Aluno no Sistema Educacenso até 16 de março de 2018. Após esta etapa, será aberto o período de retificação, de 2 a 16 de abril. Os dados finais serão disponibilizados a partir de 14 de maio de 2018.

O módulo “Situação do Aluno” é fundamental para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Ideb sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: a média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, e a aprovação. Enquanto as médias de desempenho são obtidas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), os dados sobre aprovação são calculados a partir das informações de rendimento declaradas na “Situação do Aluno”.

Clique aqui para acessar o Sistema Educacenso.

Mais informações com a assessora do departamento de Educação da AMM, Alessandra Marx, pelo telefone (31) 3916-9199, e com a assessora do departamento de Economia da AMM, Angélica Ferreti (representante na comissão do Censo Escolar no Conselho do Fundeb Estadual), pelo telefone (31) 2125-2430.

Foto: MEC. Publicado em 2 de março de 2018.