Home > Comunicação > Notícias > 21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down

21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down

Hoje, 21 de março, é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down.  O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelo bem-estar, igualdade de direitos e inclusão dos portadores de Down na sociedade nesta terça-feira.  A Associação Mineira de Municípios (AMM) apoia esse movimento conscientizador, importante para a inclusão social destas pessoas.

A data escolhida faz referência ao cromossomo 21, que, no caso das pessoas com a síndrome, aparece com trissomia. Oficialmente estabelecida em 2006 e amplamente divulgada, o marco tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta.

Pessoas com essa síndrome têm características típicas como olhos oblíquos, rosto arredondado, mãos menores com dedos mais curtos, prega palmar única e orelhas pequenas; além de estarem mais propensas a uma maior incidência de doenças, como a diminuição do tônus muscular responsável pela língua protusa, dificuldades motoras, atraso na articulação da fala e, em 50% dos casos, cardiopatias e problemas de vista.

A alteração genética tem características físicas e pode trazer comprometimento na fala e aprendizado. Hoje, no Brasil, estima-se que 1 a cada 700 crianças  nasce com a síndrome.

A Síndrome de Down foi descoberta em 1862, e, apesar de ainda estarmos em situação muito distante da ideal, muitos foram os avanços no âmbito da ciência e da sociedade, de forma especial nas últimas três décadas.