Home > Destaques > VIII Congresso de Vereadores movimentará parlamentares durante o 35º Congresso Mineiro de Municípios

VIII Congresso de Vereadores movimentará parlamentares durante o 35º Congresso Mineiro de Municípios

Um dos treze eventos que acontecerão simultaneamente dentro do 35º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), nos dias 19 e 20 de junho, no Mineirão, em Belo Horizonte, será o VIII Congresso Mineiro de Vereadores. O que se pretende é que seja um espaço em os legisladores municipais e servidores das câmaras municipais busquem conhecimento e troca de experiências para que possam atuar de forma eficaz na administração municipal.

A abertura do encontro de vereadores será às 9h do dia 19 de junho e é uma oportunidade para que os parlamentares entendam melhor, por meio de palestras e paineis de discussão, sobre o dia-a-dia do legislativo.

Um ponto forte que será defendido durante o Congresso de Vereadores é a importância do bom relacionamento e do trabalho conjunto entre os poderes Executivo e Legislativo para uma administração eficaz, que será inclusive o tema da palestra magna. Outros assuntos de interesse também serão discutidos, como aspectos polêmicos do legislativo: criação de despesas, fixação de subsídios, 13º salário, repasse do Executivo e verba indenizatória; a atuação e fiscalização do Ministério Público no Procon Legislativo.

Além das palestras, os participantes poderão participar de paineis, em que serão discutidas a atuação das entidades representativas dos vereadores, além de troca de experiências na atuação do legislativo municipal de Minas Gerais.

35º Congresso Mineiro de Municípios

As inscrições para o 35º Congresso Mineiro de Municípios já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no hotsite do evento. O maior encontro municipalista do país, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), acontecerá nos dias 19 e 20 de junho, em Belo Horizonte, no Mineirão.

O tema deste ano será “Cidades: é aqui que eu vivo! O município é de todos”, enfatizando a importância da gestão municipal para o cidadão e apresentando as melhores ferramentas e caminhos a seguir na gestão de uma administração eficaz.

Para 2018, está sendo preparado um Congresso especial, por marcar um ano de muito trabalho e empenho da gestão da AMM para conquistar os direitos constitucionais dos municípios após os inúmeros atrasos nos repasses de verba do Governo do Estado. “Estamos atravessando uma fase difícil e tenho certeza de que, no Congresso, estaremos comemorando os bons resultados da nossa luta pela causa municipalista de todas as conquistas que tivemos em um ano de trabalho na Associação”, reforça Julvan Lacerda, presidente da AMM e prefeito de Moema, eleito 1º vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

A participação é gratuita. Acesse o hotsite do evento e saiba mais.