Home > COMUNICAÇÃO > Vagas abertas para o Programa Mais Médicos

Vagas abertas para o Programa Mais Médicos

Nas duas convocações realizadas pelo governo federal para preencher as vagas ofertadas pelo Programa Mais Médicos em 2015, 92% dos cargos  foram preenchidos por profissionais registrados no Conselho Regional de Medicina do Brasil. Para completar o quadro, no dia 10 de abril será aberta chamada para os brasileiros formados no exterior e, caso todas as vagas não sejam ocupadas,  em 5 de maio médicos estrangeiros poderão ser chamados para atuarem na atenção básica de periferias de pequenos e grandes municípios do interior do país.

A técnica do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, ressalta que os brasileiros que escolheram ir para o Programa Mais Médico terão papel importante para melhoria da saúde pública nos municípios. “Eles contribuirão para reduzir, por exemplo, a mortalidade infantil, já que o atendimento será estendido às regiões mais pobres e necessitadas do país”, ressalta.

O programa Mais Médicos faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Únicos de Saúde (SUS), que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez de profissional.

Atendimento especializado

Outra ação do governo federal que visa a melhoria da saúde pública foi anunciada em janeiro deste ano: o Programa mais Especialidades. Ele prevê uma rede de clínicas especializadas, com o objetivo de diminuir a espera no atendimento aos pacientes, além da possibilidade de realizar consultas, exames e tratamentos no mesmo lugar. O programa ainda não está sendo executado.

You may also like
Gestores devem informar equipamentos nos serviços de saúde até 30 de março
Encontro Estadual do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais 2017
AMM divulga carta de apoio aos municípios frente aos atrasos nos repasses de recursos para a área da saúde
Transferência de recursos do SAD para Bloco de Média e Alta Complexidade