Home > COMUNICAÇÃO > VAF é tema de curso do CQGP

VAF é tema de curso do CQGP

Para esclarecer dúvidas dos gestores e servidores municipais sobre as declarações anuais apresentadas pelas empresas estabelecidas nos municípios, o Instituto AMM de Ensino, Pesquisa e Extensão (I-AMM) oferece o curso sobre o Valor Adicionado Fiscal (VAF) – Módulo I. O treinamento, realizado por meio do Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), acontece nos dias 23 e 24 de abril, em Belo Horizonte.

O curso aborda as normas gerais do indicador, o passo a passo das declarações e suas finalidades e, também, os procedimentos para a formalização de representantes do VAF para receber os arquivos de Minas Gerais.

A auditora de tributos da Prefeitura de Belo Horizonte, Maria Aparecida Silvério, ministrou o curso e ressalta a importância em ter um responsável para acompanhar a fiscalização em cada município. “A fiscalização realizada de forma assertiva pode promover a economia da cidade. É fundamental que os servidores participem de cursos como este, se atualizem com frequência e fiquem atentos às declarações, pois se houver erros a receita do município pode ser comprometida”, destaca.

O fiscal de tributos da cidade de São Lourenço, José Tavares, explica que muitos agentes municipais têm dificuldades em entender as declarações anuais apresentadas pelas empresas instaladas nos municípios e por isso precisam se qualificar. “O curso auxilia  a identificar com mais facilidade as operações que devem ser realizadas em cada tipo de declaração que as empresas nos enviam. Nosso trabalho é monitorar e auditar as declarações para verificar se os dados correspondem à realidade, por isso temos que estar aptos a apontar as correções que devem ser feitas e assim evitar que o município seja prejudicado financeiramente”.

You may also like
CQGP promove o curso “Consórcios Públicos sob a ótica municipalista”
Formação de Pregoeiros é tema de curso do CQGP
CQGP apresenta a Metodologia de Atendimento Sistêmico em Políticas Sociais
CQGP alerta sobre a importância do acompanhamento do Simples Nacional por parte dos municípios