Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Vacinação contra a gripe termina no dia 15 de junho

Vacinação contra a gripe termina no dia 15 de junho

A duas semanas do encerramento da campanha de vacinação contra a gripe, ainda faltam 21 milhões de pessoas a serem vacinadas. Balanço do Ministério da Saúde, publicado na sexta-feira (24), mostra que 60% das pessoas que fazem parte do público-alvo tomou a vacina. A população tem até o próximo dia 15 de junho para tomar a dose em um dos postos de vacinação de todo o País.

Conforme dados do Ministério da Saúde, até 19 de maio, foram registrados 1.678 casos de influenza em todo o País, com 280 óbitos. Em Minas Gerais, apenas 70% da população foi vacinada. No último boletim da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado em 14 de maio, constam 800 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A vacina é a medida mais eficaz para evitar a gripe e garantir proteção às pessoas com mais risco de desenvolverem a forma grave da doença.

O público com maior cobertura da vacina contra a gripe, até o momento, é de puérperas (74,2%), seguido pelos idosos (71%), trabalhadores da saúde (67,8%) e professores (67,7%). Entre os indígenas, a cobertura de vacinação ficou em 53,5% e gestantes 51,8%. O grupo com menor índice de vacinação foi das crianças entre seis meses e cinco anos, com cobertura de apenas 46%.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Fonte: Agência Saúde.

Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.

Publicado em 28 de maio de 2018.