Home > COMUNICAÇÃO > Uberaba recebe oficina para capacitação do SIM

Uberaba recebe oficina para capacitação do SIM

A Associação Mineira de Municípios (AMM) participou da 3ª oficina de orientação para a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), em Uberaba, entre 15 e 17 de junho. Realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a reunião foi destinada aos servidores ligados ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e objetivou o treinamento teórico e prático para a constituição e estruturação do serviço, bem como a adesão ao SISBI-POA.

Segundo o técnico do departamento de Desenvolvimento Econômico da AMM, Leandro Rico, com a nova legislação de inspeção sanitária, União, estados e municípios passam a integrar um novo modelo de gestão com instrumentos mais acessíveis para legalidade do setor. “Muitas cidades têm uma grande produção agropecuária, mas a prefeitura não arrecada um centavo, em consequência da ilegalidade existente”.

Sisbi1UberabaPor este motivo, a AMM tem apoiado a implantação do SIM, por meio da instalação de consórcios intermunicipais, com orientações técnicas e processuais. “Andar corretamente dá lucro e gera emprego e renda. É isso que a AMM quer propagar junto aos municípios e ao agronegócio de Minas”, afirma Leandro.

SISBI-POA

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Os requisitos e procedimentos necessários para a adesão ao sistema já foram definidos e os interessados devem procurar o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Publicada em 18/06/15

You may also like
Presidente participa de reunião em João Monlevade
Oficina capacita servidores públicos para o SIM
Técnicos da AMM levam esclarecimentos ao interior
AMM incentiva Serviço de Inspeção Municipal