Home > COMUNICAÇÃO > Técnicos da AMM levam esclarecimentos ao interior

Técnicos da AMM levam esclarecimentos ao interior

Com o papel de assessorar os municípios mineiros, levando informações que contribuam para o aprimoramento da gestão pública, a Associação Mineira de Municípios (AMM), por meio do AMM em Ação, realizou, no último mês, reuniões em diversos pontos do Estado. As cidades de Uberlândia, no Triângulo, e Santa Bárbara, na região Central, por exemplo, receberam técnicos da instituição e gestores locais para debaterem temas como tributação, inspeção sanitária e saúde.

Em Santa Bárbara, o consultor técnico do departamento de Desenvolvimento Econômico da AMM, Leandro Rico, e o assistente jurídico Thiago Ferreira, falaram sobre a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), por meio dos consórcios intermunicipais multifinalitários. O SIM tem como atribuição inspecionar os produtos de origem animal, do abate à industrialização.

“O SIM deve ser visto pelos gestores como um instrumento viabilizador das agroindústrias, resultando diretamente na geração de emprego e renda nos municípios. Cada negócio legalizado pode gerar até quatro novos postos de trabalho nos primeiros anos de vida”, explicou Rico. Segundo o consultor técnico da AMM, 13 municípios que formam o Consórcio Intermunicipal da Microrregional do Médio Rio Piracicaba vão aderir ao serviço de inspeção de forma consorciada.

Uberlândia

Em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraíba (Amvap), o AMM em Ação visitou Uberlândia. Controladores internos, secretários de Fazenda, procuradores e responsáveis pelos departamentos de Compras puderam se aprofundar em temas como licitações, rejeição de contas e gestão do Simples Nacional.

De acordo com a técnica do departamento de Contabilidade da Associação, Analice Horta, o objetivo do encontro é aprimorar o conhecimento dos gestores públicos nas diversas áreas de atuação da AMM. “O AMM em Ação leva para o interior do Estado os cursos que são oferecidos na capital. Sabemos que há uma demanda por profissionais qualificados e com a capacitação dos servidores municipais podemos tornar a gestão mais eficiente”, explica.

Participaram da reunião o responsável jurídico da AMM, Everton Nery, e o professor, consultor e diretor da Gestec, Marcílio Melo.

Publicado em 04/5/15

You may also like
Alterações nas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs)
Presidente participa de reunião em João Monlevade
Uberaba recebe oficina para capacitação do SIM
NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL