Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > Sistema de Informação e Monitoramento passa a ter nova forma de preenchimento

Sistema de Informação e Monitoramento passa a ter nova forma de preenchimento

Os gestores públicos dos 853 municípios mineiros terão até o dia 30 de setembro para preencherem o novo questionário do Sistema de Informação e Monitoramento (SIM) do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O objetivo é aprimorar o modelo de financiamento e das ações de assessoramento técnico. As informações serão coletadas, pelo Estado, com intuito de propor ações de melhoria da gestão orçamentária e financeira da política de assistência social nos municípios.

Conforme a resolução da Comissão Intergestores Bipatirte (CIB), publicada no Diário Oficial do Estado, em agosto, os municípios só terão que preencher como utilizam os recursos dos pisos fixo e variável e a periodicidade desse preenchimento será a cada seis meses e não mais mensal.

Outra mudança é que, a partir de setembro, os conselhos municipais não têm que aprovar os preenchimentos. Os conselhos continuam tendo acesso ao sistema, para acompanhar e consultar as informações prestadas, mas não precisarão mais aprová-las, o que dará mais agilidade ao processo.

De acordo com informações da Sedese, o preenchimento do SIM Suas precisará ser entregue em até 60 dias, após o fim do semestre. Com essas mudanças, será possível acompanhar como o cofinanciamento é usado, se vem para ajudar a qualificar, a ampliar a oferta de serviços na assistência social, se induz as ofertas que a população precisa e espera.

Com informações da Sedese.

Publicado em 6 de setembro de 2016.