Home > COMUNICAÇÃO > Sistema de fiscalização Geo Obras é tema de curso do CQGP

Sistema de fiscalização Geo Obras é tema de curso do CQGP

Nos dias 28 e 29 de janeiro, o Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP) ofereceu o curso Planejamento, Contratação e Execução de Obras e Serviços de Engenharia GEO- OBRAS. O curso traz esclarecimentos sobre o software desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), que funciona como uma ferramenta de acompanhamento e consulta das ações referentes às obras públicas e serviços de engenharia.

A capacitação foi ministrada pelo engenheiro e coordenador de Fiscalização de Obras, Serviços de Engenharia e Perícia, Luiz Henrique Starling, que tirou dúvidas sobre procedimentos de licitação e alimentação do sistema. Ele explicou que, para facilitar e potencializar o Geo-Obras, o TCEMG implantou um sistema chamado SGI-Obras, que tem a capacidade de aperfeiçoar os procedimentos de segurança informatizados, em especial os relativos à auditoria externa e de controle das gestões contábil, financeira, orçamentária, operacional, patrimonial e fiscal.

Os alunos do curso conheceram como o sistema proporciona uma gestão mais segura e transparente. “Com o conhecimento oferecido pelo Geo Obras, é possível realizar estudos prévios da documentação, para tornar as inspeções mais rápidas e eficazes, ou até mesmo evitar verificações in loco de denúncias que não são procedentes”, explicou Luiz Henrique Starling. Ele salientou que a maioria dos municípios mineiros até então não tinham uma ferramenta de gerenciamento de obras e serviços de engenharia.

O município de Crisólida ainda não aderiu ao sistema, mas enviou o pregoeiro Robson Fernandes para aprender os procedimento corretos. “Nossa prefeitura ainda não tem a expertise necessária. Como agora é obrigatório a movimentação através do Geo Obras e como o TCE exige que os municípios façam esse acompanhamento junto ao sistema, vim fazer a capacitação para que possamos regularizar a situação do município”, destacou o servidor.

Sobre o Geo Obras

Além de proporcionar melhorias na fiscalização do TCE, o GEO-Obras facilita o trabalho do jurisdicionado e ajuda a promover o controle social sobre as obras públicas. A partir do conhecimento oferecido pelo novo programa, é possível realizar estudos prévios da documentação, para tornar as inspeções mais rápidas e eficazes, ou até mesmo evitar verificações in loco de denúncias que não são procedentes. As medições de obras são informadas com fotografias e referências geográficas. Nos casos de obras de estradas ou de grande área, as coordenadas poderão ser confrontadas com imagens de satélites.

Para o cidadão, é disponibilizado o acesso a todos os documentos e imagens de obras públicas, de forma que denúncias, críticas e sugestões poderão ser encaminhadas diretamente ao Tribunal, por exemplo, no caso de divergência entre a informação prestada oficialmente e a verificada pela população.

You may also like
CQGP promove o curso “Consórcios Públicos sob a ótica municipalista”
Formação de Pregoeiros é tema de curso do CQGP
CQGP apresenta a Metodologia de Atendimento Sistêmico em Políticas Sociais
CQGP alerta sobre a importância do acompanhamento do Simples Nacional por parte dos municípios