Home > COMUNICAÇÃO > Servidores municipais são orientados sobre novo software de fiscalização

Servidores municipais são orientados sobre novo software de fiscalização

A Associação Mineira de Municípios (AMM) realiza nessa quarta-feira (22/10) e quinta-feira (23/10), um curso de capacitação sobre o Geo-Obras. O software desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) funciona como uma ferramenta de acompanhamento e consulta dos investimentos realizados pelas administrações públicas municipais e estaduais.

O analista de controle externo do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Luiz Henrique Starling, explica que as dúvidas sobre procedimentos de licitação e alimentação do sistema são frequentes e por isso a capacitação é importante. Para facilitar e potencializar o Geo-Obras, o TCEMG implantou um sistema chamado SGI-Obras, que tem a capacidade de aperfeiçoar os procedimentos de segurança informatizados, em especial os relativos à auditoria externa e de controle das gestões contábil, financeira, orçamentária, operacional, patrimonial e fiscal.

Com o conhecimento oferecido pelo novo programa, é possível realizar estudos prévios da documentação, para tornar as inspeções mais rápidas e eficazes, ou até mesmo evitar verificações in loco de denúncias que não são procedentes. A maioria dos municípios mineiros até então não tinham uma ferramenta de gerenciamento de obras e serviços de engenharia.

Para o prefeito do município de Dores de Guanhães, Roberto Sérgio de Oliveira, a participação dos gestores e dos secretários de obras é fundamental para que os servidores estejam atualizados e atentos quanto à fiscalização das obras das cidades. “Nós, prefeitos, também precisamos participar das capacitações para sabermos os deveres das prefeituras e sobre o que devemos cobras dos nossos funcionários”, afirma o prefeito.