Home > COMUNICAÇÃO > Seminário debate crise hídrica

Seminário debate crise hídrica

Para discutir e propor ações que superem a crise hídrica foi realizado, em Capitólio, o 1º Seminário “Águas de Minas, Água para todos”, no dia 12 de junho. O objetivo foi unificar as ações de todos os municípios e instituições ligadas ao meio ambiente para buscarem soluções viáveis de geração de energia e abastecimento público de água.

O evento, promovido pela Associação Microrregional dos Municípios do Médio Rio Grande (Ameg) juntamente à Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), contou com apresentações de projetos, mesas de debates com representantes de órgãos envolvidos na causa hídrica e cases de sucesso, como o Projeto de Recuperação dos Rios São João e Santana com o ecocrédito. Implantada por meio de consórcio, a proposta contempla sete municípios da região do Sul de Minas e tem como objetivo premiar e incentivar produtores rurais a preservar e recuperar áreas ambientais em sua propriedade.

Da esq para a dir: os prefeitos de Iguatama, Leonardo Muniz, e de Nepomuceno, Marcos Memento, e o consultor da AMM Licínio Xavier

Da esq para a dir: os prefeitos de Iguatama, Leonardo Muniz, e de Nepomuceno, Marcos Memento (também presidente da Alago), e o consultor da AMM, Licínio Xavier

O consultor do departamento de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier, participou do seminário e ressaltou que é preciso fazer um esforço coletivo para promover o abastecimento de água. “A legislação garante investimento para a recuperação de áreas exploradas por concessionárias de serviços de abastecimento de água e geração de energia. A Lei 12.503/1997 criou o Programa Estadual de Conservação da Água e está vigente há 18 anos, porém em Minas Gerais ela tem sido ignorada. Se a regra fosse cumprida desde o início, talvez os recursos hídricos não estariam escassos e não seria necessário buscar alternativas para minimizar os impactos”, afirmou.

Publicada em 19/06/15

You may also like
Projeto reduz utilização de água tratada
Dia Mundial da Água alerta para uso consciente
Medidas para reserva de água