Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Seminário de Tecnologia incentiva a busca por soluções eficientes

Seminário de Tecnologia incentiva a busca por soluções eficientes

“Minas Gerais é o segundo maior polo de startups do Brasil, fica atrás apenas de São Paulo. As administrações municipais e as cidades mineiras podem ganhar muito se conseguirem abraçar esse segmento”, assinala Rodolfo Zhouri, coordenador da Hub Minas Digital – órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES).

Ele foi um dos expositores do I Seminário de Tecnologia e Inovação para a Gestão Municipal, parte da programação do 35º Congresso da Associação Mineira de Municípios, promovido nos dias 19 e 20 de junho, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Zhouri afirma que o Estado teve crescimento de 320% no número de startups de 2015 a 2018. “O principal fator é a força do empreendedorismo mineiro. Temos um polo muito grande em Saúde, Ciência e Tecnologia, e uma carência em soluções para a Educação”, sublinhou.

O empreendedor desafiou os gestores municipais presentes a criar um modelo de inovação rápido: “Partam de um problema relevante da região; um problema que seja mensurável e deem um prazo de três meses para avaliar resultados.” Ele advertiu, contudo, que é preciso algum investimento para que a proposta vingue.

Diretor da Start Up Fácil, Fernando Santos, que trabalha com assessoria para pequenos empreendimentos, disparou: “Em Belo Horizonte, 20 empresas fecham por dia. No estado, são três mil por mês. É preciso expertise e abertura para inovações.”

Confira as fotos do evento aqui (clicando aqui).

Publicado em 20 de junho de 2018.