Home > COMUNICAÇÃO > Seminário de Meio Ambiente supera as expectativas

Seminário de Meio Ambiente supera as expectativas

O Primeiro Seminário de Meio Ambiente, promovido pela Associação Mineira de Municípios – AMM, durante os dias 16 e 17 de outubro, debateu temas relevantes para a gestão pública municipal no campo de meio ambiente. O evento contou com palestrantes renomados nas áreas de recursos hídricos, legislação e licenciamento, gestão de resíduos sólidos, coleta seletiva, entre outros.

Hoje, a área de meio ambiente é um dos grandes gargalos para a administração pública municipal.Desta forma, a AMM buscou orientar gestores, secretários e servidores municipais na busca de soluções para os desafios apresentados. O evento ofereceu oportunidades para os municípios gerirem melhor seus recursos hídricos e saídas para a tentativa de solucionar a destinação e gestão dos resíduos sólidos urbanos.

Também foi debatido a regras do novo código florestal e seu impacto nos municípios, e a necessidade do licenciamento ambiental. Hoje, segundo a secretaria de meio ambiente de minas gerais, apenas 20 municípios mineiros tem condições de elaborar o licenciamento ambiental.

Com um público de mais de 250 pessoas, o seminário superou as expectativas e trouxe discussões importantes para a qualificação e aprimoramento dos gestores municipais em suas ações de preservação e limpeza do meio ambiente, ao mesmo tempo em que foram orientados a promoverem o desenvolvimento sustentável de suas cidades.

Para o assessor técnico de meio ambiente da AMM, Licínio Xavier, o encontro atingiu seu objetivo: “foi fantástico, tanto pelo interesse dos municípios como pelos palestrantes. Conseguimos reunir pessoas de grande conhecimento para debater com os presentes e discutimos os desafios e oportunidades que os municípios precisam ficar atentos”, disse. Para muitos participantes o evento deve entrar na grade de eventos da Associação.