Home > COMUNICAÇÃO > Seminário auxilia a aumentar a receita local

Seminário auxilia a aumentar a receita local

Na manhã do primeiro dia do evento do III Seminário de Gestão e Arrecadação Municipal, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), especialistas apresentaram sugestões e alternativas para o gerenciamento das contas públicas, formas de aumentar a qualidade dos serviços prestados à população e como diminuir a dependência dos repasses do Estado e do União.

A técnica do departamento contábil e tributário da AMM, Analice Horta, explica que os municípios ficam com a menor parte da arrecadação nacional e precisam encontrar alternativas para fortalecer e aprimorar os processos da economia local. “Criar formas de arrecadar receita própria é o caminho para que o município não fique tão dependente dos repasses do governo estadual e federal. As práticas da gestão tributária são complexas e precisam de orientações mais específicas, por isso a participação dos servidores é fundamental”, enfatiza.

Cláudio Burian apontou impactos da crise econômica

Cláudio Burian apontou impactos da crise econômica

Impactos da crise econômica no orçamento municipal foram apresentados pelo pesquisador Cláudio Burian, que apontou os gargalos da economia brasileira. “As perspectivas econômicas não são boas. As prefeituras precisam estar preparadas para enfrentar a queda de arrecadação, pois as despesas são contínuas e as prefeituras não podem contar com os mesmos instrumentos dos governos estadual e federal para superar esta crise”, ressalta.

Tecnologia

A especialista em Desenvolvimento de Negócios para o Setor Público, Heloísa Tricate, apresentou um aplicativo que otimiza, desburocratiza os processos tributários e facilita a fiscalização. “A população clama por informações e acesso fácil a todo momento. Esta ferramenta reúne informações, tais como os dados do contribuinte, num mesmo ambiente, tornando a fiscalização mais rápida e eficaz, além de munir a prefeitura com relatórios para que possa cobrar tributos”, afirma.

Opinião

prefeito capim braco romar gonçalves ribeiroO prefeito de Capim Branco, Romar Gonçalves Ribeiro, participou do seminário e reforçou que buscar alternativas para aumentar a arrecadação própria é primordial. “É preciso criar meios para que o município adquira receita própria e concretize o plano de gestão com benfeitorias para a população. A capacitação e a qualificação são aliadas para que sejam encontradas maneiras de otimizar a economia municipal”.

You may also like
Semana Estadual de Prevenção às Drogas promove eventos na capital e no interior do Estado
Alterações nas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs)
AMM participa de seminário sobre gestão do SUS
Controle Interno é tema de seminário