Home > COMUNICAÇÃO > Segunda etapa de Censo Escolar começa esta semana

Segunda etapa de Censo Escolar começa esta semana

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) deu início, na última segunda-feira (02/02), à segunda etapa do Censo Escolar de 2014, a partir do módulo Situação do Aluno. A fase tem por objetivo coletar informações de rendimento (aprovação ou reprovação) e movimento (transferência ou desistência do educando no fim do ano letivo).

A responsabilidade pelo preenchimento das informações é dos diretores e dirigentes das escolas públicas e também das secretarias estaduais e municipais de educação, que trabalham em cooperação com as unidades de ensino. As informações são fundamentais para a definir e o monitorar  políticas públicas e também para se conhecer a realidade escolar.

Esta etapa será encerrada no próximo dia 20 de março. Os resultados preliminares têm divulgação prevista para o dia 30 do mesmo mês, no sistema on-line Educacenso. A partir dessa data, as escolas terão 15 dias para conferir ou corrigir as informações.

Segundo a técnica do Departamento de Educação da Associação Mineira de Municípios (AMM), Alessandra Marx, os dados sobre a situação dos alunos em 2014 servirão de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e serão utilizadas como subsídio para o planejamento e a definição das políticas educacionais voltadas para a Educação Básica Pública.

“O preenchimento das informações de forma precisa e fidedigna contribuirá para a melhoria da qualidade da educação nas escolas e, consequentemente, nos municípios”, destaca Alessandra.

Também devem confirmar os dados dos concluintes (aprovação e finalização) e dos admitidos após o censo. Este último refere-se ao rendimento e movimento dos alunos de todas as modalidades de ensino com matrícula ativa no Censo Escolar de 2014 e que entraram na escola após a data de referência (maio do ano passado).

Caso alguma rede de ensino ainda não tenha sistema próprio de coleta de dados, as informações indicativas da situação do aluno em 2014 podem ser transferidas para o sistema Educacenso.

You may also like
Gestores municipais têm até 3 de novembro para retificar os dados do Censo Escolar 2016
Municípios Mineiros precisam enviar a prestação de contas de 2015 da Educação
Municípios devem enviar dados sobre gastos em educação até o dia 30 de abril
Divulgados prazos e procedimentos para o Censo Escolar 2016