Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Segunda edição do “AMM nos Municípios” movimenta Itapagipe

Segunda edição do “AMM nos Municípios” movimenta Itapagipe

O plenário da Câmara Municipal de Itapagipe, no Triângulo Mineiro, ficou lotado na manhã desta sexta-feira, 11, para a segunda edição do projeto “AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões”. Ao todo, estiveram presentes 220 pessoas, sendo 26 prefeitos e 42 vereadores, o que demonstra a força do municipalismo. Na abertura do evento, o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, salientou a importância do encontro para fortalecer as ações da Associação.

Julvan destacou que a AMM é uma das maiores associações representativas do municipalismo no mundo. “A ideia de regionalizar as ações da AMM foi devido à extensão do nosso Estado, que tem muitas peculiaridades dentro do mesmo território. Nós precisamos oxigenar a nossa representação política, para somar forças e fazermos nossas ações de transformação da realidade municipalista.”

O vice-governador do Estado, Antônio Andrade, reforçou a importância do projeto desenvolvendo as ações da AMM no Triângulo Mineiro. “Vários prefeitos presentes aqui não estariam se fosse em Belo Horizonte, pela distância. A AMM é a entidade mais forte do  Brasil, não tenho dúvida nenhuma. Os deputados estaduais, deputados federais, o vice-governador presentes, aqui, mostra isso, pois todos precisam dos prefeitos.”

A anfitriã do evento, diretora regional da AMM no Triângulo Mineiro e prefeita de Itapagipe, Benice Nery Maia, agradeceu ao presidente Julvan Lacerda pelo projeto de aproximar não somente a AMM dos municípios mineiros, mas por levar às cidades ensinamentos das principais áreas da administração pública.

“Agradeço às pessoas que vieram aqui para passar os ensinamentos para nós, para errarmos menos. Porque eles querem que nós acertemos, para fazermos o melhor, o correto. É isso que o Julvan fez, é isso que a AMM está fazendo, essa integração, trazendo o conhecimento para nós, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e toda a administração pública”, frisou a prefeita.

Na opinião do diretor regional da AMM no Triângulo Mineiro e prefeito de Planura, Paulo Roberto Barbosa, o evento promove a união dos prefeitos na solução dos problemas municipais, como a segurança pública, que afeta a todos os municípios. O tema faz parte do cronograma de palestras do “AMM nos Municípios”, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do estado de Minas Gerais (SESP/MG)

O terceiro vice-presidente da AMM e prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, que é da região do Triângulo Mineiro, agradeceu a presença do vice-governador e do presidente da AMM e demais autoridades em Itapagipe. “Eu já tinha certeza de que a sua gestão seria um sucesso, Julvan. Pela sua liderança jovem, o mais novo presidente da AMM, em toda a sua história, e pela primeira vez, um presidente de município pequeno. E tem demonstrado companheirismo, firmeza”, ressaltou.

O prefeito de Limeira do Oeste e diretor regional da AMM no Triângulo Mineiro,  Pedro Socorro, destacou que o projeto aproxima os municípios em uma mesma causa. “Eu sou prefeito de uma região muito distante e nós realmente nos sentimos longe dessas discussões regionais. Essa iniciativa da AMM não só ajuda a aproximar  conhecimentos, ideias, mas resgata esse sentimento de ser mineiro. Precisamos desse comprometimento com o estado, que é enorme e necessita de todos unidos”, disse.

No final da manhã, o presidente da AMM agradeceu a presença das autoridades estaduais e dos envolvidos no evento.  “Agradeço a presença do vice-governador do Estado, Antônio Andrade, que fez questão de estar aqui no evento; à diretora da AMM, Regional do Triângulo Mineiro, e prefeita de Itapagipe, Benice Nery Maia, pela acolhida; e aos amigos vereadores, prefeitos, deputados e parceiros pela presença”.

Além do vice-governador, estiveram presentes no evento várias autoridades regionais, como o deputado estadual Antônio Lerin, o deputado federal Zé Silva, o ex-prefeito de Belo Horizonte e presidente do Conselho dos Ex-presidentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Márcio Lacerda, o presidente da Câmara Municipal de Itapagipe, vereador Luiz Leonel Filho;os ex-presidentes da Assembleia Legislativa de MG, Dinis Pinheiro e Antônio Júlio; o prefeito de Uberaba e vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Paulo Piau; o promotor de Justiça, José Carlos Fernandes, o consultor da CNM e ex-presidente da AMM, Ângelo Roncalli, os ex-deputados Zé Maia e Célio Moreira e representantes de todas as entidades parcerias.

Atendimento

No final da manhã, técnicos dos departamentos Jurídico e Contábil da AMM fizeram atendimento aos servidores públicos de Itapagipe. Na pauta da reunião, estavam as alterações do Código Tributário, Marco Regulatório, procedimentos internos para melhor atuação da área de Controle Interno, precatórios, licitações e registros de patrimônio.

Já a técnica da área da Saúde, atendeu os servidores com orientações sobre atenção básica, programa Farmácia de Todos, aquisição de medicamentos e habilitação da UPA.

Participaram da reunião, o assessor jurídico da AMM, Thiago Ferreira; a assessora do departamento de Saúde, Juliana Marinho; e a assessora do departamento Contábil, Analice Horta; o responsável pela área Jurídica da Prefeitura de Itapagipe, Keystone; o Controlador Interno, Rodrigo; e a Contadora, Kelly.

O evento conta, ainda, com palestras técnicas sobre políticas públicas de engenharia, regularização fundiária, segurança pública, saúde e educação.

 Projeto

O “AMM nos Municípios” é um projeto pioneiro, que leva a sede da Associação Mineira de Municípios (AMM) às 10 macrorregiões do Estado de Minas Gerais, promovendo momentos de aprendizado e a troca de experiências entre gestores municipais.

O projeto tem como parceiros o Crea-Minas, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP-MG), o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir/Subsecretaria de Integração Regional) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), e apoio institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Rede Minas de Televisão.

O próximo encontro “AMM nos Municípios – Encontro com as Macrorregiões” será em Guarda-Mor, Noroeste do estado. Confira a programação e faça a sua inscrição clicando aqui.

Publicado em 11 de agosto de 2017.