Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > Saúde Pública: acesso e financiamento em defesa da cidadania

Saúde Pública: acesso e financiamento em defesa da cidadania

O Conselho Federal da Ordem dos advogados do Brasil (OAB) está organizando uma Audiência Pública, no dia 9 de agosto (terça-feira), com o objetivo de solicitar verbas para a área da saúde, em especial para o Sistema Único de Saúde (SUS). O movimento foi articulado pelo presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia, que demonstrou preocupação com as desvinculações orçamentárias que atingem o financiamento da saúde, previstas na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241.

Editada pelo Planalto, a PEC 241 prevê teto de gastos do Governo Federal pelos próximos 20 anos e acaba com a vinculação de verbas do orçamento para as áreas da Saúde e Educação, o que representará diminuição dos gastos da União nessas áreas.

Na audiência, será discutida a realidade do funcionamento do SUS, acesso e financiamento, tendo como premissa a defesa da cidadania, propostas e encaminhamentos. No evento, serão formuladas propostas para integrar uma carta à Sociedade Brasileira e aos Três Poderes Constituídos com pauta de trabalho e ações sequenciais.

O ato é aberto aos interessados no tema e convidados da área da saúde: gestores; prestadores de serviços; profissionais; fornecedores; parlamentares; Poder Judiciário; Ministério Público; usuários do SUS; imprensa; presidentes de Seccionais; Conselheiros Federais e Membros Honorários Vitalícios.

Audiência Pública “A saúde na UTI”
Data: 9 de agosto de 2016 (terça-feira).
Horário: das 9h30 às 14h.
Local: Conselho Federal da OAB, (Saus, Quadra 5, Lote 1, Bloco M, Asa Sul em Brasília, DF).
Inscrições pelo e-mail: eventosoab@oab.org.br

Com informações da OAB.

Publicado em 5 de agosto de 2016.