Home > COMUNICAÇÃO > Reunião Itinerante busca soluções para os desafios dos prefeitos do Mucuri

Reunião Itinerante busca soluções para os desafios dos prefeitos do Mucuri

Discutir os desafios e demandas dos prefeitos do Vale do Mucuri, com este objetivo a Associação Mineira de Municípios – AMM realizou, nesta terça-feira (17) a primeira Reunião Itinerante da nova diretoria. O encontro realizado na cidade de Nanuque teve a participação do Governador do Estado de Minas Gerais Antonio Anastasia, do Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, Deputado Dinis Pinheiro e do Prefeito de Nanuque, Ramon Ferraz juntamente com vários  Prefeitos de todas as regiões do estado.

Durante o encontro, o Presidente da AMM e Prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada entregou ao Governador do Estado reunio_itinerante_nanuqueuma agenda positiva, com as demandas apresentadas pelas cidades de Minas. Dentre as observações feitas pelo Presidente da AMM pode-se destacar a necessidade de reduzir a participação dos municípios no custeio da segurança pública e mais investimentos para as Associações Microrregionais. Além de temas referentes às multas de trânsito, saúde pública, transporte escolar e os resíduos sólidos, um gargalo enfrentado pelos municípios mineiros.

Andrada voltou a lembrar da necessidade dos gestores públicos municipais terem mais independência para elaborarem as suas próprias políticas públicas. O Presidente da AMM ainda destacou a importância da Primeira Reunião Itinerante de seu mandato: “A AMM tem por estratégia interiorizar suas ações e nada melhor do que a própria AMM se deslocar da capital e estar presente no interior, junto aos municípios, reunindo gestores de todas as regiões do estado para discutirem as demandas e a pauta municipalista no ambiente do Prefeito”, declara.

O Prefeito de Nanuque, Ramon Ferraz, lembrou ao Governador Anastasia a necessidade de mais investimentos na Região Norte e lembrou a importância do aeroporto da cidade estar funcionando e a construção do hospital regional. Ferraz lembrou ainda do prazer em receber a reunião em seu município: “É uma oportunidade impar de alavancarmos o desenvolvimento do Vale do Mucuri, principalmente por, depois de 17 anos, o Governador do Estado voltar a nossa cidade”, lembra.

Dinis Pinheiro ressaltou a importância de um novo pacto federativo e da necessidade de mais investimentos nos municípios. Atendendo uma solicitação da AMM, durante a reunião, junto ao legislativo mineiro, o Presidente da Assembleia informou à criação da comissão para discutir assuntos municipalistas, dando mais força e representatividade às cidades no legislativo mineiro. O Presidente Dinis ainda parabenizou a AMM pela iniciativa da realização de  reuniões no interior do estado e reforçando o papel da ALMG em ir de encontro aos anseios dos cidadãos mineiros: “Uma instituição que se preze é uma instituição que conversa com a sociedade e é isso que a Assembleia faz incansavelmente. Nós viajamos, visitamos, promovemos debates, eventos, buscando identificar o pensamento e necessidade dos mineiros e por isso temos muito orgulho em participar de um encontro tão rico como este”, disse.

O Governador do Estado, Antonio Anastasia, destacou a importância dos municípios e afirmou mais investimento as cidades, lembrando a necessidade da descentralização das receitas. O Governador ainda anunciou que dentro de 20 dias, a equipe técnica se reunirá para analisar o melhor destino dos recursos que serão oferecidos para o desenvolvimento das Associações Microrregionais e os municípios.

Ao final, Anastasia se comprometeu em trabalhar para atender as demandas entregues  pela AMM: “A relação do Governo de Estado com a AMM é muito positiva. A AMM tem dado uma grande contribuição em relação aos trabalhos do Governo do Estado. Assim, as revindicações apresentadas são todas procedentes e legítimas, gostaria de atendê-las neste momento, mas infelizmente não temos recursos para fazer todas na mesma hora, mas serão  avaliadas”, disse.

Ainda participaram do encontro deputados federais e estaduais, secretários de microrregionais, vereadores e autoridades locais.