Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > Reunião entre AMM e Cosems discute situação dos Agentes de Saúde

Reunião entre AMM e Cosems discute situação dos Agentes de Saúde

Na manhã desta quarta (28) o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), Mauro Junqueira, e sua equipe técnica, estiveram na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM) para tratar sobre as implicações relativas à lei do piso salarial dos agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE).

A lei 12.994/2014 garante o valor mínimo de R$ 1.014 a todos os ACS e ACE, vinculados à União, Estados e Municípios, com jornada de 40 horas semanais. Também estão previstas na lei a instituição do plano de carreira para a categoria, definição de metas para execução dos serviços e equipe; estabelecimento de critérios para progressão profissional e promoção; adoção de modelos de avaliação para assegurar ao trabalhador o conhecimento do processo em todas as suas etapas e ao resultado final.

Durante a reunião, o presidente do Cosems informou que está sendo realizado levantamento em Minas Gerais, por meio de um fórum, para mapear e identificar a real situação dos municípios mineiros no que diz respeito à contratação dos agentes. “De posse dessa informação, vamos trabalhar para encontrar possíveis formas de minimizar os impactos orçamentários e dessa forma contribuir para evitar penalidades aos municípios”, afirma.

Após a conclusão do levantamento a AMM vai se reunir novamente com o Cosems para definir ações conjuntas.

You may also like
Suspensas Portarias que flexibilizavam contratação de Agentes Comunitários de Saúde
Suspensas Portarias que flexibilizavam contratação de ACS
Portaria altera composição das Equipes de Atenção Básica
Suspenso transferência de incentivos a Municípios com irregularidades