Home > COMUNICAÇÃO > Questões municipalistas são reforçadas com Anastasia

Questões municipalistas são reforçadas com Anastasia

O andamento de importantes demandas e questões defendidas pela Associação Mineira de Municípios – AMM foi pauta de reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (20), na Cidade Administrativa, entre o Presidente da AMM e Prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada, e o Governador de Minas, Antonio Anastasia.

Dentre as questões discutidas, a das associações microrregionais foi ponto importante. “Levamos a ele a necessidade de que essas entidades recebam recursos do governo, por meio de programas específicos, que possam colaborar com uma melhor estruturação, já que elas têm um papel muito importante junto aos municípios, pois estão presentes em todas as regiões do estado”, explicou Antônio Carlos Andrada. Anastasia confirmou que o governo do estado está estudando como encaminhar e anunciar esse programa até o mês de setembro.

Com relação ao pagamento referente à cota municipal na questão das multas de trânsito, o governador se mostrou inteiramente sensível em relação ao encaminhamento da situação, e já determinou os levantamentos necessários. Segundo o Presidente da AMM, em breve, Anastasia dará um retorno esclarecendo como o governo deve agir no sentido de regularizar a questão levantada pelos municípios.

frente_parlamentarO governador também foi informado das dificuldades dos pequenos municípios no que concerne à questão da transferência dos ativos da iluminação pública, a chamada municipalização da iluminação publica.  Segundo Andrada, o governo pediu à Cemig estudos no sentido de encontrar alternativas. “Esses estudos também estão em andamento e o governo em breve deve anunciar a sua visão sobre o assunto e a perspectiva de colaborar com esses pequenos municípios”, disse.

Assembleia

No mesmo dia, o presidente Antônio Andrada, esteve no gabinete da presidência da  Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para uma reunião com  o Presidente da Câmara, Deputado Dinis Pinheiro. Na ocasião, foi entregue um documento pedindo que seja criada a Frente Parlamentar Municipalista, para atuar em defesa dos municípios.
O deputado Dinis Pinheiro foi convidado por Andrada a participar da Reunião Itinerante da AMM em Nanuque, em setembro, e confirmou presença.