Home > COMUNICAÇÃO > Quase 700 distritos mineiros serão beneficiados com cobertura telefônica

Quase 700 distritos mineiros serão beneficiados com cobertura telefônica

Lançado na tarde desta segunda-feira (13), em solenidade na Cidade Administrativa Tancredo Neves, a segunda etapa do Minas Comunica” vai beneficiar 692 distritos em 359 municípios do estado. O programa busca a universalização do acesso aos serviços de telecomunicação em todo o estado, e com esse novo passo, visa à implantação do serviço de cobertura de celulares e comunicação de dados em novas regiões de Minas.

Com um investimento de até R$ 138,4 milhões, o programa vai beneficiar 1,17 milhão de pessoas. O Minas Comunica II também beneficiará viajantes, já que a cobertura de celulares no estado será ampliada. A nova etapa do programa está sendo desenvolvida pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG e a Secretaria de Estado de Fazenda – SEF.

O vice-presidente da AMM e prefeito de Ipuiuna, Élder Oliva, destacou o valor do programa para os municípios. “É um programa que tem uma importância ímpar, já que além de levar comunicação aos municípios, os munícipes dos distritos terão mais oportunidade de interagir mais com o município sede e com todas as outras regiões do estado e do Brasil. Vai facilitar a troca de experiências, podendo beneficiar assim até áreas como saúde educação, entre outras”, disse.

Segundo o Governo do Estado, a meta é que até o final deste ano, 50% dos distritos contemplados já contem com o serviço de telefonia celular. O projeto deverá ser concluído até fevereiro de 2016.

Minas Comunica I

A primeira etapa do programa foi lançada em abril de 2007 e beneficiou diretamente cerca de 2,5 milhões de pessoas em 412 municípios, que, naquele ano, não contavam com o serviço de telefonia celular e transmissão de dados. Em agosto de 2008, o programa já tinha cumprido sua meta e levado o sinal de telefonia celular a 100% das cidades mineiras.

Veja a lista dos distritos