Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > Propaganda eleitoral está liberada desde o dia 16 de agosto

Propaganda eleitoral está liberada desde o dia 16 de agosto

Os candidatos às eleições municipais de 2016 já podem divulgar suas propostas aos eleitores, após a liberação da propaganda eleitoral nesta terça-feira, dia 16 de agosto, de acordo com as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral. Minas Gerais está em primeiro lugar na oferta de vagas, com 853 aos cargos de prefeitos e 8481 para vereadores.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmam Minas Gerais como o segundo maior colégio eleitoral do Brasil, ao concentrar 10,89% do eleitorado, com 15.692.484 eleitores nos 853 municípios. Nestas eleições, por apresentar alto número de candidatos, a disputa será acirrada e os candidatos devem estar atentos às novas regras para não ter problemas com a Justiça Eleitoral.

As campanhas neste ano foram reduzidas de 90 para 45 dias e entre as alterações na legislação está a proibição das doações de Pessoas Jurídicas. Os candidatos poderão contar com recursos próprios, do Fundo Partidário a que têm acesso e doações de pessoas físicas.

Com as mudanças, as campanhas deverão ser planejadas com menos recursos e mais criatividade. Há restrição de material de campanha com a proibição de cavaletes, santinhos e banners com mais de meio metro quadrado.

Neste ano, terá sucesso o candidato que realmente “suar a camisa” e fazer o famoso corpo a corpo. Outra estratégia será o bom uso da internet para divulgar as propostas de governo, mas é preciso criatividade. Na internet, é vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga. A dica dos especialistas é a de fazer uma campanha limpa, dentro das normas, e ganhar o voto do eleitor ao apresentar boas e consistentes propostas de governo.

Saiba mais sobre as eleições 2016.

Publicado em 18 de agosto de 2016.