Home > ÁREAS TÉCNICAS > Meio Ambiente > Projeto reduz utilização de água tratada

Projeto reduz utilização de água tratada

A captação de água da chuva nas novas construções públicas e privadas pode se tornar obrigatória. É o que estabelece o Projeto de Lei do Senado (PLS) 324/2015. O projeto tem o objetivo de reduzir a utilização de água tratada em atividades que não envolvam o consumo direto, como a limpeza de prédios e a irrigação de jardins.

A proposta induz ao aproveitamento eficiente da água. O autor do projeto afirma que medidas que levem a um melhor aproveitamento das águas pluviais são cada vez mais necessárias. Apesar de ser um dos recursos naturais mais abundantes do planeta, existem problemas de distribuição desigual da água potável no mundo.

Pelo projeto, a carta de “habite-se” das novas construções só poderá ser emitida se houver reutilização de uso da água da chuva. No caso de edificações privadas, a obrigação pode ser direcionada apenas a construções com área igual ou superior a 300 m², conforme emenda da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). A matéria será votada em caráter terminativo na Comissão.

Com informação da Agência CNM

Publicado em 16 de março de 2016

You may also like
Seminário debate crise hídrica
Medidas para reserva de água