Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Projeto Potências Esportivas Escolares estimula a criação de 96 centros de referência

Projeto Potências Esportivas Escolares estimula a criação de 96 centros de referência

A partir deste ano, 96 escolas estaduais integrarão o projeto Potências Esportivas Escolares, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE) que visa implementar centros de referência nas diversas modalidades esportivas olímpicas e paralímpicas em escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais.

As 96 escolas foram escolhidas seguindo os seguintes critérios de seleção: participação nas etapas estadual e regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e indicação da Superintendência Regional de Ensino (SRE) com um trabalho de destaque feito por professor habilitado.

Também foi levado em consideração, no processo de escolha, unidades escolares que não possuem apoio de outra instituição para o fomento de atividades esportivas com os alunos. A SEE está analisando os projetos enviados pelas escolas selecionadas e que deverão ser concretizados já no início do ano letivo.

Todas as escolas que participarão do Potências Esportivas Escolares receberão materiais esportivos específicos da modalidade selecionada e o professor de Educação Física terá seis horas-aula para o treinamento esportivo com os estudantes que quiserem praticar a modalidade no contraturno.

Além disso, o professor responsável pelo projeto receberá um curso de aperfeiçoamento oferecido pela Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

As escolas selecionadas desenvolvem 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, futsal, ginástica de trampolim, handebol, judô, natação, paradesporto (bocha), peteca, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

O projeto

O Potências Esportivas Escolares tem por objetivo aprimorar o processo de ensino-aprendizagem dos esportes e equipes esportivas que já possuem um trabalho  crescente nas diversas modalidades esportivas, individuais e coletivas;  disseminar novo conceito de excelência para o esporte escolar da rede estadual de ensino; incentivar a melhoria das condições de trabalho do esporte escolar, nas escolas estaduais;  e fomentar a participação das escolas em outros torneios ou campeonatos, além do Jemg, para o crescimento e validação do trabalho.

Mais informações com o assessor do departamento de Esportes da AMM, Ramon Diniz, pelo telefone (31) 3916-9193.

Publicado em 9 de fevereiro de 2018.