Home > ÁREAS TÉCNICAS > Programas > Governo Federal > Desenvolvimento Social

Programas > Governo Federal > Desenvolvimento Social

Guia de Geração de Trabalho e Renda

O Guia de Geração de Trabalho e Renda – Nova Perspectiva na Elaboração de Políticas, Programas e Projetos de Geração de Trabalho e Renda é resultado da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Fundação Banco do Brasil (FBB) e tem o apoio da Associação Mineira de Municípios – AMM. O objetivo do guia é auxiliar gestores públicos e representantes de entidades, na elaboração, planejamento, execução e avaliação de projetos de geração de renda, voltados à inclusão socioprodutiva de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Esta publicação traz amplas referências conceituais e apresenta modelos específicos para a formulação e gestão de projetos, construídos a partir de uma metodologia desenvolvida pelo Instituto Florestan Fernandes (IFF), baseada em intensa pesquisa e análise aprofundada sobre os principais referenciais teóricos e práticos de geração de trabalho e renda, no Brasil e em outros países. Estabelece também, procedimentos para a elegibilidade entre os milhões de beneficiários dos programas de transferência de renda, daqueles que melhor responderiam a esse tipo de ação.

O Guia de Geração de Trabalho e Renda contribui na indicação de referências e caminhos para a inserção produtiva, digna e justa, das famílias em situação de pobreza, especialmente nos municípios.

– Veja o Guia de Geração de Trabalho e Renda

– Veja a Cartilha do Desenvolvimento Regional Sustentável

 

Programa Acesso Alimentação

O Programa aborda 11 ações: apoio à implantação de bancos de alimentos e mercados públicos; apoio à instalação de restaurantes e cozinhas populares; aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar; construção de cisternas para armazenamento de água; educação alimentar e nutricional…

– Veja o Programa Completo

Programa Bolsa Família

O Bolsa Família é um Programa de transferência direta de renda com condicionalidades que beneficia famílias com renda mensal por pessoa de até R$120,00. O benefício financeiro é pago diretamente às famílias, preferencialmente às mulheres, por meio de cartão magnético.

– Veja o Programa Completo

Programa Comunidades Tradicionais

Contribuir para a garantia da territorialidade das comunidades tradicionais, de maneira a possibilitar a valorização da cultura e das formas de organização social, e dinamizar as atividades produtivas e o uso sustentável dos ambientes que ocupam de modo tradicional. Voltado para comunidades e entidades representativas de populações tradicionais.

– Veja o Programa Completo

Programa de Enfrentamento Violência Sexual

Criação e/ou fortalecimento das redes locais associadas, por meio da participação social, possibilitando a articulação e a integração dos serviços que visam a atenção às crianças, adolescentes e famílias envolvidas em situação de violência sexual.

– Veja o Programa Completo

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- PETI

O PETI compreende um conjunto de ações com o objetivo de retirar crianças e adolescentes do trabalho precoce por intermédio de três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias de crianças e adolescentes em situação de trabalho, oferta de atividades socioeducativas a crianças e adolescentes, organizadas pelos municípios,  e acompanhamento sociofamiliar.