Home > ÁREAS TÉCNICAS > Programas > Governo Estadual > Patrimônio Histórico

Programas > Governo Estadual > Patrimônio Histórico

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Projeto Estruturador do Governo do Estado que envolve o IEPHA/MG em várias ações, tais como: apoio técnico e administrativo, inventário arquitetônico e de bens móveis dos prédios das secretarias da praça, levantamentos e projetos…

– Veja o Programa Completo

Conservação Preventiva

O Programa de Conservação Preventiva consta de obras em edificações de interesse histórico-cultural, de uso público. São intervenções de menor complexidade e baixo custo que possibilitam prevenir danos maiores e, freqüentemente, irreversíveis…

– Veja o Programa Completo
 

Educação Patrimonial

Processo permanente e sistemático de educação que tem como foco o patrimônio cultural. É desenvolvido nas comunidades onde o IEPHA/MG atua (ou vai atuar), fortalecendo a participação dos moradores – juntamente com a iniciativa privada – nas decisões referentes à seleção e proteção de marcos culturais representativos daquelas cidades.

– Veja o Programa Completo

Estrada Real

Projeto Estruturador do Governo do Estado que envolve o IEPHA/MG em várias ações, tais como: apoio técnico e administrativo, inventário arquitetônico e de bens móveis dos prédios das secretarias da praça, levantamentos e projetos de obras emergenciais nos prédios da SEDES e da SETOP…

– Veja o Programa Completo

Gestão documental

O Programa de Gestão Documental do IEPHA/MG, iniciado em 1995, é um projeto de administração dos arquivos produzidos e acumulados pela Fundação no exercício de suas atividades e tem como base as diretrizes traçadas pelo Arquivo Público Mineiro.

Inventário de Proteção do Acervo Cultural de Minas Gerais – IPAC/MG

O objetivo do Inventário de Proteção do Acervo Cultural de Minas Gerais – IPAC/MG – é conhecer o patrimônio cultural ainda não identificado no Estado de Minas Gerais, visando cadastrar bens culturais de interesse de preservação que poderão ser objeto de ações de conservação e salvaguarda pelo Estado…

– Veja o Programa Completo

Minas para Sempre

A história e a prática da conservação indicam que, quanto mais cedo forem empreendidas ações para a conservação de bens patrimoniais, mais reduzidos são os riscos de sua desestabilização, perda e descaracterização.

– Veja o Programa Completo

Municipalização do Patrimonio Cultural

A legislação brasileira determina que 25% do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) arrecadado pelo Estado seja repassado aos municípios.

– Veja o Programa Completo

Patrimônio Imaterial

O Decreto nº 42.505, de 15 de abril de 2002, instituiu “as formas de registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial ou Intangível sejam festas folclóricas, cultos religiosos tradicionais, culinária típica, espaços públicos para práticas culturais coletivas, cantos e danças.”

– Veja o Programa Completo

Programa de Fiscalização de Bens Culturais Tombados

O Programa de Fiscalização dos Bens Culturais Tombados pelo IEPHA/MG consiste na realização de vistorias periódicas, obedecendo a uma metodologia específica.

– Veja o Programa Completo

Programa Trens de Minas

Criado pelo Governo do Estado em dezembro de 2004, o Programa Trens de Minas tem a proposta de fomentar o desenvolvimento do transporte ferroviário para passageiros por meio da expansão e modernização da malha de ferrovias no Estado, com ampliação e aprimoramento de suas condições de trafegabilidade e criação de mecanismos que possibilitem o uso de trens turísticos em caráter auto-sustentável.

– Veja o Programa Completo

Restituição de Bens Culturais Desaparecidos

O valioso acervo cultural de Minas Gerais veio, ao longo do tempo, sendo desfalcado por fatores diversos. Destaca-se, especialmente, o desaparecimento de imagens e peças litúrgicas que, em seu duplo significado, artístico e devocional, apresentam alto valor simbólico como testemunhos da cultura mineira.

– Veja o Programa Completo