Home > COMUNICAÇÃO > Programas do Governo Federal e Estadual são abordados em AMM em Ação

Programas do Governo Federal e Estadual são abordados em AMM em Ação

Uberaba recebeu o AMM em Ação nessa terça-feira (23), no salão nobre da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – ACIU. Em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande – Amvale, o evento proporcionou aos gestores municipais um aprofundamento de informações e esclarecimentos na área de captação de recursos públicos.

Cerca de 70 participantes de municípios, além de representantes de outras duas associaçõesmicrorregionais – Ampla (Planalto de Araxá) e Amvarig (Baixo Vale do Rio Grande)- puderam participar de um ciclo de palestrasdurante todo o dia. O Gerente Regional da Associação Mineira de Municípios – AMM/Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Adonis de Castro, destacou que o foco da entidade é acompanhar os 853 municípios mineiros, levando a eles assuntos pertinentes da gestão pública, incluindo as áreas de saúde, educação e captação de recursos.

A Assessora Técnica do departamento de Captação de Recursos Públicos da AMM, Mara Rabelo, iniciou o ciclo de palestras com uma ampla abordagem sobre o que é captar recursos, os conceitos básicos, de onde são provenientes os recursos e como fazer para acessá-los. “Oriento aos municípios que, captar recursos, não é apenas esperar os programas dos governos federal e estaduais, mas a captação começa dentrodo próprio município”, enfatizou. Mara exemplificou também programas que os governos oferecem aos municípios, bem como aqueles que estão disponibilizados.

O“Programa Minha Casa, Minha Vida” para cidades com menos de 50 mil habitantes- grande novidade do programa habitacional -foi apresentado pelo gerente de filial da Caixa Econômica Federal/Superintendência Uberlândia, Corrado Giovanni Vella. Eleprestou esclarecimentos sobre o OBTV [transferência bancária feita diretamente pelo município e não mais pelas agências], uma sistemática implantada recentemente.

Juliana Ferreira,gerente do Departamento de Apoio a Municípios do BDMG, detalhouaos gestores toda a tramitação de uma operaçãode crédito nos órgãos competentes. “O banco sempre tem linha de financiamento. Queremos democratizar esse crédito, fazendo com que mais municípios, principalmente os de pequeno porte, tenham acesso aos nossos recursos”, disse.

A finalidade do AMM em Ação é prestar atendimento técnico e de consultoria às prefeituras, em cada uma das áreas de atuação da Associação Mineira de Municípios. As atividades são realizadas desde janeiro de 2011 e já foram feitas em diversas cidades de Minas Gerais.

Dando prosseguimento ao programa, o próximo AMM em Ação será em Uberlândia, no dia 25, e abordará temas referentes a meio ambiente, como licenciamento ambiental, novo código ambiental etc. Em Divinópolis, no dia 07 de agosto, o departamento Jurídico da AMM irá esclarecer os gestores sobre contrato administrativo e contratação de pessoal.