Home > AMM > A Associação > Presidente

ajfamm-webAntônio Júlio de Faria

O prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio de Faria, foi eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), em março de 2015. Ele é o 18º presidente da casa e fica à frente da instituição durante o biênio 2015/2017.

Nascido em Pará de Minas no dia 12 de agosto de 1950, Antônio Júlio sempre teve jeito para os negócios e para o esporte. Foi no campo que mostrou todo poder de liderança quando fundou o Clube Atlético Paraminense. Aos 18 anos, como líder estudantil, foi eleito presidente da Associação dos Secundaristas de Pará de Minas (ASPM), a mais forte entidade dos estudantes da época.

Em 1976, Antônio Júlio foi convidado a disputar uma vaga de vereador pelo então Movimento Democrático Brasileiro (MDB). À época, agradeceu a lembrança, mas recusou o convite.  Mesmo com pretensões políticas, preferiu, primeiro, estudar Direito. Sempre atento à cena política, em 1980, fundou o diretório do PMDB em Pará de Minas e, em 1981, conclui a graduação pela Universidade de Itaúna. Em 1982, pelo PMDB, Antônio Júlio, com 32 anos, foi o candidato do partido a prefeito de Pará de Minas. Venceu o pleito e exerceu o mandato até janeiro de 1989. Sua administração foi considerada revolucionária em Pará de Minas.

Pela primeira vez, em 1990 foi eleito deputado estadual. Com um número de votos cada vez maior, foi reeleito mais cinco vezes. Foi presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais em 2001 e2002. Presidiu importantes comissões como a de Constituição e Justiça e de Ética e foi corregedor-geral da Assembleia e relator da Comissão Especial da Reforma Tributária. Também coordenou a Comissão Extraordinária para o Enfrentamento da Crise Econômico Financeira Internacional e da Comissão de Integração ao Parlamento do Mercosul. Foi líder da Minoria e da Bancada do PMDB.

Membro efetivo da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, Antônio Júlio também esteve à frente da Comissão Especial de Negociação Pós-greve da Educação e foi vice-presidente da Comissão Especial da Dívida Pública, além de membro da Comissão Especial da Reforma Política. Atualmente, ainda integra os diretórios estadual e nacional do PMDB.

Em 2012, depois de 22 anos no Legislativo estadual, Antônio Júlio volta às suas raízes e se candidata novamente ao cargo de prefeito da sua cidade natal. Conquistou a confiança dos eleitores e venceu com 54% dos votos válidos.

A gestão de Antônio Júlio em Pará de Minas foi reconhecida com o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, categoria Gestão do Desenvolvimento Social,  concedido pela AMM;  e com o Prêmio Mineiro de Excelência em Gestão Pública Municipal, recebendo a faixa Ouro em três categorias: Compras Governamentais, Avaliação de Desempenho e Gestão em Saúde, concedido pelo Governo de Minas, dentro das ações do Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais, em uma parceria da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão com o Instituto Qualidade Minas. Na educação, o município superou as metas no IDEB e no esporte, a cidade ficou em 1º lugar no ICMS Esportivo.