Home > COMUNICAÇÃO > Presidente participa de reunião em João Monlevade

Presidente participa de reunião em João Monlevade

O presidente da Associação Mineira de Municípios e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio, participou na última quinta-feira (18/6), em João Monlevade, de encontro para as orientações e direcionamentos para a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) aos municípios que são consorciados.  O evento aconteceu na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e reuniu cerca de 130 pessoas.

“Vejo o movimento com muita alegria, porque esse consórcio está muito bem organizado. Quero dizer que a AMM é um suporte, temos uma equipe técnica altamente qualificada e este é o nosso trabalho. Queremos ser parceiro dos municípios e estamos sempre presentes para fazer qualquer discussão que as microrregionais e os municípios demandarem”, destacou Antônio Júlio.

O presidente da Amepi e prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla, agradeceu a parceria da AMM não só na implantação do SIM, mas também do Centro de Zoonoses e destacou a importância de manter a união das entidades. “Não adianta a Amepi querer levar isso adiante se não tiver o apoio dos prefeitos e da Emater. Temos que pensar que o ganho vai ser para os produtores, para os municípios e para a toda a nossa região. A gente não pode ter medo, temos que fazer isso acontecer”, frisou.

Leandro e público_2Segundo o técnico do departamento de Desenvolvimento Econômico da AMM, Leandro Rico, foi distribuído um diagnóstico aos gestores municipais, que deve ser entregue à Amepi, até o dia 30 de agosto, dando continuidade ao processo do SIM.

Para a questão do Centro de Zoonoses da região do Médio Rio Piracicaba, Leandro informou que está agendada uma visita ao Canil de Belo Horizonte, em 26 de junho. Cada município indicará dois profissionais para conhecer o funcionamento do sistema, que inclui recolhimento do animal para castração, chipagem, vermifugagem e incentivo à adoção. Após a visita na capital, a Câmara Técnica do Centro de Zoonoses se reunirá para novas deliberações.

SIM

O Serviço de Inspeção Municipal controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos, queijo, ovos, mel e doces. Monitora e inspeciona a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos.

Também incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.

Publicada em 19/06/15

You may also like
Uberaba recebe oficina para capacitação do SIM
Técnicos da AMM levam esclarecimentos ao interior
AMM incentiva Serviço de Inspeção Municipal