Home > COMUNICAÇÃO > Presidente defende fortalecimento do legislativo

Presidente defende fortalecimento do legislativo

Cerca de 700 participantes reúnem-se em Belo Horizonte para discutir o cotidiano das atividades das câmaras municipais

“Interpretar as demandas locais cabe ao legislativo e executivo municipais. Mas, na realidade, a União é detentora e controla a maior parte das questões financeiras e administrativas. Com isso, as políticas públicas chegam aos cidadãos nos moldes de Brasília. O cotidiano da população é específico e os municípios, que são executores, é que deveriam gerir os recursos e os formatos dos projetos destinados à sociedade local”. A afirmação foi feita pelo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada, durante a abertura do V Congresso Mineiro de Vereadores, nesta quarta-feira (18/03), em Belo Horizonte.

Também presente no evento, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), Sebastião Helvécio, destacou a necessidade da atualização constante no legislativo. “Temos um respeito e carinho muito grande e reconhecemos a importância das câmaras municipais de vereadores. O congresso é uma oportunidade de atualizar temas importantes do dia a dia para auxiliar na elaboração de políticas de maior qualidade, que vão ao encontro do cidadão”, reforçou Helvécio.

A mesa de abertura contou ainda com as presenças da secretária de Assuntos Municipais da Prefeitura de Belo Horizonte, Luzia Ferreira; o assessor institucional da Defensoria Pública, Gério Patrocínio Soares; e o subsecretário de Assuntos Municipais da Secretaria de Estado de Governo, Marco Antônio Viana.

Vereador de Barbacena, Flávio Barbosa Silva

Vereador de Barbacena, Flávio Barbosa Silva

Veterano no legislativo, o vereador Flávio Barbosa Silva, da cidade de Barbacena, na Zona da Mata, acredita na importância de administrar bem a câmara de vereadores. “Busco manter meus conhecimentos sempre atualizados, pois as leis mudam muito. Uma Câmara bem administrada reflete no bom atendimento da população”.

A presidente da Câmara Municipal de Ilicínea, no Sul de Minas, Cleusa Maria Resende, quer aprimorar os 12 anos de legislatura. “Procuro instituições de credibilidade, como a AMM, para melhorar meu trabalho como vereadora. Entendemos a importância de atualizar nossos conhecimentos. Dos nove vereadores da nossa cidade, sete estão em Belo Horizonte em busca de aperfeiçoamento”, ressaltou.

vereadora-cleusa

Cleuza Maria Resende, presidente da Câmara de Vereadores de Ilcínea

Programação

Cerca de 700 vereadores participam de debates como requisitos para propositura de projetos de lei, publicidade na atuação parlamentar, comunicação assertiva, execução orçamentária e financeira, análise de projetos e majoração de tributos, concessão de diárias aos agentes e remuneração dos vereadores. O congresso termina nesta quinta (19/03).