Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Presidente da AMM debate os desafios da área contábil para a gestão municipal em evento do TCE

Presidente da AMM debate os desafios da área contábil para a gestão municipal em evento do TCE

Os desafios da área contábil estiveram no centro das discussões do encerramento da IV Jornada de Contabilidade Pública, na manhã desta sexta-feira (20 de outubro de 2017), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). O presidente da Associação Mineira de Municípios e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, participou do evento, juntamente com o conselheiro da AMM e prefeito de Mar de Espanha, Welington Marcos Rodrigues, e a assessora do departamento Contábil da entidade, Analice Horta.

Promovido pelo TCE-MG, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), o evento reuniu Contadores, Auxiliares Contábeis, Estudantes de Contabilidade e Servidores Públicos em quatro dias de debates, de 16 a 20 de outubro. O objetivo do evento foi a valorização do conhecimento da contabilidade pública e do papel do contador público no cenário de transformações da missão desse profissional.

O presidente da AMM, Julvan Lacerda, salientou a importância do papel do contador e do controlador para a gestão pública, sobretudo para a aprovação das contas e a correta prestação de contas dos projetos. “Temos que valorizar os nossos profissionais da contabilidade, oferecer capacitação, para que a gente possa ter uma gestão mais eficiente, dentro da contabilidade gerencial, que tem muitas ferramentas, informações, para usarmos e termos uma gestão mais eficiente”, afirmou.

Para o prefeito Welington Marcos Rodrigues a iniciativa do TCE, ao promover o evento, foi importante para promover o diálogo entre os profissionais da área de contabilidade e os gestores públicos. “A gente vê que, a cada dia que passa, a contabilidade tem um papel primordial na gestão da administração pública. Precisamos nos aproximar mais da contabilidade, do que ela tem a nos oferecer, principalmente a gerencial, para podermos aperfeiçoar, tornar mais eficiente a gestão municipal, a governança municipal. Nós temos esse instrumento, essa ferramenta, e precisamos disseminar aos demais colegas (prefeitos) que não estiveram aqui presentes.”

A responsável pela IV Jornada de Contabilidade Pública, a Analista de Controle Externo no TCE, Regina de Assis Lopes Bernardo, explica que o evento é importante para mostrar como a contabilidade pode auxiliar os gestores a assumirem melhores posturas, principalmente, nos tempos de crise. “A gente precisa conhecer para gerenciar. Se o gestor se apoiar no contador, com certeza ele obterá sucesso. E nós temos, agora, várias obrigações e precisamos que os contadores sejam capacitados para atender as novas exigências em função da nova contabilidade”, finalizou.

Publicado em 20 de outubro de 2017.